Beleza

Dicas de como fazer o cabelo crescer sem poção mágica

Cabelos longos e saudáveis é o sonho de muita gente, mas segundo a nossa genética nem sempre é possível, mas existem alguns truques que podem ajudar segundo especialistas.

23 Mar 2023 - 19h00 | Atualizado em 23 Mar 2023 - 19h00
Dicas de como fazer o cabelo crescer sem poção mágica Lorena Bueri

Cabelo longo e saudável é uma grande tendência e o sonho de muita gente. Ter pouco cabelo ou queda de cabelo frequente pode significar um verdadeiro golpe para algumas pessoas que buscam meios de ajuda na internet e pouquíssimas pessoas procuram um profissional, como um dermatologista.

A dificuldade encontrada no meio do caminho junto a insistência de meses para obter resultados, no entanto, podem ser desgastantes, que aumenta o estresse e diminui ainda mais as esperanças, contribuindo para o aumento da queda dos fios.

A agilidade do crescimento capilar é estipulado pela genética, mas fatores externos podem ajudar. Já o contrário ao fortalecimento e crescimento capilar se dá a fatores como: doenças dermatológicas e sistêmicas; álcool; cigarro; dano térmico e químico ao fio (tinturas); falta de nutrientes e estresse, além das alterações hormonais que podem influenciar na espessura, quebra do fio e na aparência”, afirma dermatologista especializada.

Normalmente o cabelo cresce um centímetro por mês, mas varia de pessoa para pessoa, por conta do ciclo capilar, com três fases: catágena, telógena e a anágena. Nesse intuito, muitas farmácias vendem vitaminas afirmando melhoras de modo certeiro. E milhares de produtos feitos para o suposto crescimento dos fios são vendidos diariamente no país.


Cabelos que demoram para crescer (Foto: Reprodução/ Alexander Krivitskiy/ Pexels)


Mas segundo especialistas esses produtos só servem para tirar dinheiro do seu bolso, pois nada pode fazer seu cabelo crescer além do que sua genética permite e na velocidade que ela naturalmente possui. Pode haver uma diferença quando a pessoa possui algum tipo de desnutrição, como a deficiência de algum componente, alguma vitamina, portanto, necessidade de suplementação a ajuda neste sentido.

Algumas dicas do que pode ajudar sem gastar uma fortuna ou sem gasto algum, como: pentear o cabelo regularmente ou massagear o couro cabeludo; comer mais alimentos ricos em proteínas e muita fruta, verdura e legumes, procure evitar açúcar e gordura; evite o uso de bonés; tomar vitaminas e minerais para o cabelo crescer, existem opções de vitaminas naturais em casa de ervas que podem ser uma opção barata; use corretamente o condicionador, evite a raiz; prender sempre o cabelo.


Homens também sofrem com queda de cabelo (Foto: Reprodução/ mohamed abdelghaffar/ Pexels)


Tente hidratar o cabelo ao menos 1 vez por semana; tente ter hábitos saudáveis e evite bebidas alcoólicas ou tabagismo, fumar pode parecer que tão tem relação com o cabelo, a não ser o cheiro forte que o tabaco deixa nas roupas e nos cabelos. Contudo, a nicotina se aloja nas paredes das veias, diminuindo a circulação do sangue, prejudicando o fluxo sanguíneo de todo o corpo, afetando os fios, impedindo que nutrientes importantes cheguem até a raiz.

O cigarro além de causar inúmeras doenças, como: complicações na gravidez; problemas respiratórios; infertilidade; impotência sexual; envelhecimento precoce, enfraquecimento do olfato e do paladar, seus malefícios são nítidos, como, por exemplo, a pele fica mais envelhecida, flácida e com mais rugas, podendo surgir manchas no rosto e no corpo, além de deixar os dentes amarelados.


Cabelos sem química são mais saudáveis (Foto: Reprodução/ Tomaz Barcellos/ Pexels)


Já o álcool, além de causar desidratação imediata, o alcoolismo ajuda na redução da quantidade de nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos cabelos, levando ao aumento da queda (calvície). Segundo especialistas, uma vida estressante, com a ajuda da tecnologia ao invés de nos ajudar, tem nos tornado mais hostil e aumentado o nível de estresse de forma significante nos últimos 10 anos, tanto em crianças como em adultos, alavancando em uma saúde medíocre e contribuído para quedas absurdas de cabelo.

Portanto, melhore as vitaminas no seu corpo, evite tabagismo, álcool e acima de tudo estresse, procure uma alimentação saudável com proteínas e vitaminas, aumente o consumo de água, pois o corpo precisa de hidratação constante, tente evitar produtos químicos e hidrate suas madeixas sempre que necessário. As dicas acima são determinadas por profissionais como dermatologistas e especialistas na área da saúde.

 

 

Foto destaque: Garota com secador. Reprodução/ Gratisography/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo