Empreendedorismo

Dicas de como entender melhor o curso de gestão empresarial

Compreenda a empresa como organização sistêmica, tome atitudes em busca da eficácia empresarial e tenha foco na gestão integrada, isso é o que um bom gestor aprende além de se tornar um nato líder.

02 Fev 2023 - 19h30 | Atualizado em 02 Fev 2023 - 19h30
Dicas de como entender melhor o curso de gestão empresarial Lorena Bueri

Gestão empresarial é uma estratégia de conduta de negócios para melhores resultados, seguindo de ações que envolvem a organização de procedimentos, a administração dos recursos humanos, o controle das finanças, materiais e tudo aquilo essencial para o seu sustento.

Trata-se de um processo fundamentado em estratégias para que os negócios obtenham resultados superiores. É baseada em ações para organizar os processos, administrar recursos humanos e materiais, controlar as finanças, corrigir erros, mensurar problemas e evitar falhas. Gestão vem do termo em latim gestione, configura o ato de controlar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com algum objetivo: para benefício próprio ou de uma instituição.

Os principais tipos de gestão são: gestão democrática; gestão com foco em resultados; gestão meritocrática; gestão autoritária ou autocrática; gestão com foco em processos; gestão por desempenho; gestão por cadeia de valor e a gestão comportamental. A gestão pode ser dividida em quatro funções básicas: planejamento, motivação, organização e controle.

As 8 áreas mais importantes da gestão empresarial é o de pessoas; operações; financeiro; marketing; estratégia; tecnologia; inovação e capacitação.


Dicas simples de gestão (Vídeo: Reprodução/ blogabriminhaempresa/ YouTube)


É possível se tornar um gestor de maneira simples e eficaz, ninguém nasce pronto para liderar uma equipe, mas pode capacitar-se. Caso pretenda se tornar um gestor competente e um líder audacioso, o primeiro passo é ter um planejamento de carreira eficiente. Uma graduação nessa área é essencial, existem muitos cursos para iniciantes ou para quem já sabe um pouco do assunto e quer aprimorar o seu conhecimento. No Sebrae, por exemplo, existem opções pagas e grátis, depende da sua cidade.

Algumas características essenciais para um bom gestor: é o de influenciar positivamente a equipe, agir de forma transparente, ser inovador e saber se comunicar de maneira objetiva e clara, todavia ter a humildade de reconhecer suas falhas, são habilidades fundamentais que devem ser encontradas em um gestor excepcional.

Gestão consiste no ato de dispor e gerenciar recursos, processos, pessoas e estratégias de forma padronizada sob a proposta de alcançar um objetivo preestabelecido pela equipe ou organização. Perante esta realidade, o mercado de trabalho para profissionais especializados em Gestão Empresarial é amplo e pode fornecer, àqueles que são bem instruídos, existem uma gama de oportunidades de atuação e crescimento.

 

Foto destaque: Gestor analisando dados. Reprodução/AIMST/ Uni

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo