Empreendedorismo

Dicas de como dar início no processo de expansão do seu negócio

Uma gestão estratégica baseada em dados e foco no conhecimento do mercado, poderá ajudar no desenvolvimento de novos produtos e serviços, garantindo uma expansão saudável do seu empreendimento.

28 Fev 2023 - 19h30 | Atualizado em 28 Fev 2023 - 19h30
Dicas de como dar início no processo de expansão do seu negócio Lorena Bueri

Se já percebeu que sua empresa alcançou um retorno financeiro interessante, com possibilidades de conquistar novos horizontes, como: expansão de mercado, é comum surgirem dúvidas, especialmente quando a empresa já atingiu o patamar quase definido em seu planejamento estratégico e precisa iniciar algum tipo de expansão e conquistar de novos mercados, dentro da rotina de gestão e planificação de um empreendimento.

Uma expansão pode contemplar a inclusão de novos serviços e produtos, abertura de uma filial em outra cidade, aquisição de outra empresa, entre outros. Ao iniciar um processo de expansão eficaz, é necessário análise, controle nas estratégias de crescimento e planejamento. O sucesso da operação auxiliará a alcançar novos clientes, lucrando mais e na obtenção de uma fatia maior do mercado em que atua.

Algumas dicas e ideias de como expandir: não vá direto ao ponto, tente conhecer o seu público alvo; tenha visão qualitativa e quantitativa; faça uma análise interna; busque dados que indiquem potenciais mercados (na busca por oportunidades de expansão), é importante analisar dados sobre os diferentes mercados.

Defina um tipo de expansão; avalie o mercado e a concorrência; esteja atento às mudanças do mercado; estabeleça novas metas e objetivos; invista no marketing; faça um planejamento financeiro; a avalie os custos da expansão; realize um planejamento estratégico; estabeleça metas claras e acredite no produto ou solução.


Momentos de expandir seu negócio (Vídeo: Reprodução/ Gustavo Cerbassi/ YouTube)


Existem dois principais tipos de estratégias de expansão empresarial: expansão por fusão (aquisição de outra empresa) ou expansão orgânica. A expansão empresarial é definido por novos produtos ou serviços. Podendo se dar por meio da abertura de filiais, fusão ou aquisição de outro negócio, adição de franqueados, etc. As novas opções de crescimento para negócios que já atingiram o seu ponto máximo de crescimento são essas.

Expandir o mercado, também, significa aumentar o número de consumidores do mercado como um todo, não somente para as suas vendas em potencial. Se sua empresa detém, por exemplo, 40% de um mercado de 10.000 clientes, vende para 4.000 empresas. Se esse mercado aumentar para 11.000 clientes, sua fatia de 40% do mercado corresponderá a 4.400 empresas, o que ajudará radicalmente beneficiando todos os lados.

Entre os mercados em potencial vale destacar mercados de logística e mobilidade. Dentro desses grandes mercados há uma série de demandas que podem ser exploradas por negócios de diferentes portes e variados segmentos de atuação, como o de produtos orgânicos, em que o público pode ir até o local e interagir com quem plantou.

 

 

Foto destaque: Tabela para expansão. Reprodução/ Pixabay/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo