Saúde

Dia Internacional da Tireoide: entenda causas, sintomas e riscos de problemas na glândula

Com o objetivo de educar sobre os sintomas comuns e verificar o avanço dos problemas na glândula, a data é dedicada a todos os que estão comprometidos com o estudo e tratamento de sintomas da tireoide em todo o mundo

25 Mai 2022 - 18h25 | Atualizado em 25 Mai 2022 - 18h25
Dia Internacional da Tireoide: entenda causas, sintomas e riscos de problemas na glândula Lorena Bueri

O Dia Internacional da Tireoide, registrado no dia 25 de maio, é utilizado para promover a consciência e compreensão das doenças da tireoide, seus sintomas, prevenção e tratamentos. O dia surgiu em 2008, sob proposta da Associação Europeia da Tireoide (ETA). De acordo com um relatório da Public Health Update, estima-se que, a nível mundial, mais de 200 milhões de pessoas tenham que lidar com doenças da tiróide e 50% dos casos permanece sem diagnóstico.

Localizado na frente do pescoço, a glândula tireoide é um pequeno órgão envolto em torno da traquéia. É em forma de borboleta, menor no meio e com duas asas largas que se estendem ao redor do lado da garganta. As glândulas de forma geral estão presentes em todo o seu corpo, onde elas criam e liberam substâncias que ajudam o organismo a fazer uma coisa específica e a tireoide é a glândula responsável pela produção de hormônios que ajudam a controlar muitas funções vitais do sistema e regula o metabolismo.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode impactar o corpo inteiro. Se o organismo produz hormônios da glândula em excesso, pode se desenvolver uma condição chamada hipertireoidismo; se produz poucos hormônios, é chamado de hipotireoidismo. Ambas as condições são graves e precisam ser monitoradas e tratadas com um médico.


Desenho da glândula tireoide. (Foto/Reprodução/NQZ)


Todos os tipos de hipertireoidismo são devido a uma superprodução de hormônios da tireoide, mas a condição pode ocorrer de algumas maneiras: adenomas tóxicos, quando os nódulos se desenvolvem na glândula tireoide e começam a secretar hormônios da tireoide, perturbando o equilíbrio químico do corpo ou mesmo tireoidite subaguda, quando a inflamação faz com que a glândula para "vazamento" de hormônios em excesso.

O hipotireoidismo, por outro lado, decorre de uma produção insuficiente de hormônios tireoidianos. Uma vez que a produção de energia do seu corpo requer certas quantidades de hormônios da tireoide, uma queda na produção leva a níveis de energia mais baixos. As causas do hipotireoidismo incluem a tireoidite de Hashimoto – distúrbio autoimune – no qual o corpo ataca o tecido da tireoide, que eventualmente morre e para de produzir hormônios e a remoção da glândula que pode ter sido removida cirurgicamente ou quimicamente destruída.

Além disso, a exposição a quantidades excessivas de iodeto – medicamentos para o frio e sinusite –, remédio para o coração ou certos corantes de contraste dado antes de alguns raios-X também podem expor alguém a uma exagerada quantidade de iodo.

Uma das maneiras mais definitivas de diagnosticar um problema de tireoide é através de exames de sangue. Os testes são usados para dizer se a sua glândula está funcionando corretamente medindo a quantidade de hormônios da tireoide em seu sangue.

Com o objetivo de retornar os níveis de hormônio ao normal, poderá ser realizada uma variedade de procedimentos e cada tratamento específico dependerá da causa da condição da tireoide.

Se a pessoa tem altos níveis de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo), as opções de tratamento podem incluir drogas antitireoidianas (metimazol e propiltioracil), iodo radioativo, bloqueadores beta - esses medicamentos não alteram a quantidade de hormônios em seu corpo, mas ajudam a controlar os sintomas - e cirurgia.

Se os níveis de hormônios da tireoide são baixos (hipotireoidismo), a principal opção de tratamento é a substituição de medicação da tireoide. Trata-se de um sintético produzido com o intuito de adicionar hormônios de volta em seu corpo. Usando um medicamento – recomendado pelo médico – pode-se controlar a doença da glândula e viver uma vida normal.

Foto destaque: Dia Internacional da Tireoide (Reprodução/AP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo