Mundo Animal

Desmate do Pantanal ameaça grupos do papagaio-verdadeiro

Longo estudo constatou uma redução de um terço na renovação de populações onde o bioma foi prejudicado por desmate e pastagens exóticas. Espécie também é forte vítima do tráfico

13 Dez 2022 - 19h16 | Atualizado em 13 Dez 2022 - 19h16
Desmate do Pantanal ameaça grupos do papagaio-verdadeiro Lorena Bueri

O Pantanal é um dos maiores abrigos sul-americanos do papagaio-verdadeiro. No entanto, mesmo lá sua espécie está ameaçada por mudanças no bioma forçadas por ações humanas, tanto legais quanto ilegais. Em outras regiões, a espécie é uma grande vítima do tráfico para o mercado de animais de estimação.

A renovação de bandos da ave diminuiu em 30% onde savanas e florestas foram removidas para a produção de grãos, como arroz ou substituídas por pastos exóticos para criação de gado. Os resultados são da mais longa pesquisa feita onde a espécie naturalmente vive, em partes do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

“Os dados indicam que o desmatamento é o grande vilão responsável pela diminuição de jovens de papagaio-verdadeiro no sul do Pantanal”, descreveu a coordenadora do Projeto Papagaio-Verdadeiro, Gláucia Seixas, em entrevista ao site o eco.


Casal de papagaio-verdadeiro. (Foto: Reprodução/iStock)


O esforço científico observou mais de 700 ninhos ao longo de 22 anos, de 1997 a 2018, em fazendas de Aquidauana e Miranda, no Mato Grosso do Sul. A cobertura de árvores dos municípios caiu 5.980 km² no período (uma área similar a do Distrito Federal) ou 27% de seus territórios somados. O avanço da agropecuária é o maior das perdas, De acordo com o MapBiomas.

Com o desmatamento, o papagaio perde locais para fazer ninhos, se alimentar, se abrigar do mau tempo ou de predadores como os gaviões, corujas e tucanos, além de gatos silvestres, irara e outros mamíferos escaladores de árvores.

O desmate igualmente põe em risco outras moradas do papagaio, como o Cerrado. De acordo com o site O eco, Outro problema sobre o destino da espécie é a mutação climática global. Estimativas científicas são de que a temperatura média do ar pode subir de 5ºC a 7ºC e de que as chuvas podem encolher severamente no Pantanal até o fim do século. Além disso, seca e incêndios ganham força no bioma.  

 

Foto Destaque: Papagaio-verdadeiro. Reprodução/Alexandre Franchin/Coaves.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo