Tech

Desenvolvedor da inteligência artificial Midjourney suspende a versão gratuita

A suspensão ocorreu devido ao grande acesso da plataforma, que comprometeu o sistema da IA. O desenvolvedor acusa um vídeo viralizado na china como um dos principais culpados.

31 Mar 2023 - 10h35 | Atualizado em 31 Mar 2023 - 10h35
Desenvolvedor da inteligência artificial Midjourney suspende a versão gratuita  Lorena Bueri

Após a divulgação de fotos falsas do Papa Francisco e do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a inteligência artificial Midjourney, especializada em criar imagens, suspendeu seu uso gratuito na terça-feira. O desenvolvedor da ferramenta, David Holz, afirmou que esses não foram os motivos da suspensão, e sim o grande uso da IA que sobrecarregou sua infraestrutura. 

Através de uma publicação, o desenvolvedor disse que por motivos de “demanda extraordinária e abusos dos testes” a ferramenta gratuita foi desativada temporariamente e que seriam feitas melhorias no sistema. Depois, Holz se pronunciou afirmando ter feito novos testes contra abusos que não deram certo e que a suspensão vai continuar mantida. 


Imagens falsas que cricularam do Papa Francisco. Reprodução/CanalTech.


O G1 entrou em contato com Holz para confirmar as informações, e confirmar se a suspensão não teria nada relacionado a publicação das fotos falsas. O desenvolvedor garante que não, e que melhorias estão sendo feitas para aprimorar a versão paga da inteligência artificial chamada C5. 

O desenvolvedor falou também que as medidas tomadas têm base no enorme número de usuários que acessaram a plataforma antiga na versão gratuita, e que depois souberam de uma forma de burlar o sistema da versão paga com a criação de outras contas. Em entrevista para o G1, o desenvolvedor falou que  “o culpado provavelmente foi um vídeo de instruções que viralizou na China".

Atrelado a isso, também ocorreu uma escassez temporária de unidades de processamento gráfico (GPU). “Isso aconteceu junto com uma escassez temporária de GPU [unidade de processamento gráfico]. As duas coisas se juntaram e estavam derrubando o serviço para usuários pagos", disse o desenvolvedor ao G1.

Quanto às fotos falsas que circularam pela internet, como, por exemplo, a do Papa ‘estiloso’, Holz disse que controlar o que os usuários criam na plataforma é difícil. Mas o desenvolvedor garantiu que serão criados sistemas de aprimoramentos para evitar essas situações.

Foto destaque: Imagem visual da plataforma. Reprodução/Midjourney.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo