Money

Descubra quanto os grandes da tecnologia vão lucrar com saída do TikTok dos EUA

Aplicativo de vídeos curtos pode ser expulso dos Estados Unidos após denúncias de espionagem contra cidadãos americanos. As três grandes big techs agradecem.

26 Mar 2023 - 21h43 | Atualizado em 26 Mar 2023 - 21h43
Descubra quanto os grandes da tecnologia vão lucrar com saída do TikTok dos EUA Lorena Bueri

Sem suspense, segundo cálculo da Bernstein, a Alphabet, Meta e Snap devem lucrar mais de 430 bilhões de dólares. O Congresso americano está analisando o controle de dados que a China tem através do aplicativo.

Para quem não sabe, a Alphabet é a empresa que controla o Google. Através do YouTube Shorts, a empresa pode herdar 20% dos usuários do TikTok.

Já a Meta, controladora do Instagram, pode ficar com 30% destes usuários, através do Instagram Reels. A Snap é a que tem a melhor perspectiva, com o crescimento de 50% do Spotlight, segundo a Bernstein.

Existe uma grande perspectiva de crescimento no valor das ações destas empresas também. Apenas a recusa da empresa dona do TikTok, nesta quinta, já fez com que as ações destas empresas subisse de valor cerca de 2%.


Acerto (Reprodução/ Instagram)


Mas não são só boas notícias que a expulsão do TikTok pode trazer. Segundo Dan Ives, analista da Wedbush, "aumentaria significativamente as tensões EUA/ China em meio a Guerra Fria Tecnológica em formação no ecossistema de softwares e chips.”

O governo de Joe Biden pediu que a ByteDance vendesse o Tiktok para alguma empresa americana. Como a controladora do Tiktok não concordou, foi aberta uma investigação no aplicativo.

Algumas investigações extra oficiais já provaram que o Tiktok foi utilizado para espionar cidadãos americanos. Agora a investigação está nas mãos do FBI e Departamento de Justiça.

Na Índia, a proibição do Tiktok já causou um grande crescimento no Instagram Reels e YouTube Shorts. Os dados dos indianos não foram destruídos pelo Tiktok, entretanto.

A defesa da ByteDance afirma que não compartilhou informações coletadas através do Tiktok com o governo chinês. 

Porém muitos governos pelo mundo vem proibindo o uso do aplicativo por funcionários públicos. Na época do governo Trump, já se alertava que o Tiktok era capaz de "rastrear a localização de funcionários públicos e terceirizados, formar dossiês de informações pessoais para chantagem e realizar espionagem comercial”. 

Foto Destaque: Redes sociais. Reprodução/ Pixabay 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo