Para descobrir qual é o seu tipo de pele é necessário analisar algumas características, sendo elas: o nível de hidratação, o brilho, o grau e distribuição facial da oleosidade e a presença de poros dilatados e acne. Se essas características são bem evidentes, fica mais fácil de identificar seu tipo de pele, mas nada substitui uma consulta com um médico dermatologista para ter 100% de certeza e receber as orientações adequadas de cuidados com a pele.
Tipos de pele e suas características
Pele normal
A pele normal é balanceada e equilibrada, sem excesso de oleosidade e nem muito seca. Apresenta uma textura aveludada, por produzir gordura de forma equilibrada, e, normalmente, possui poros pequenos e pouco visíveis.
Pele seca
A pele seca caracteriza-se pela dificuldade de reter água na quantidade necessária, em consequência da produção reduzida de lipídios. Dessa forma, a pele não consegue reter umidade e construir um escudo protetor contra as influências externas. Esse tipo de pele costuma ser mais áspero e apresentar menos brilho, tornando-se mais propensa à descamação e vermelhidão. Existem variações dentro desse tipo de pele, ela pode ser seca, muito seca ou extremamente seca e pode ser causada por fatores genéticos, hormonais ou ambientais, como por exemplo o tempo frio e seco ou o excesso de sol e vento.
Tipos de pele (Foto: Reprodução/Divulgação)
Pele oleosa
A principal característica da pele oleosa é a produção excessiva de sebo. Ela apresenta poros dilatados e aparentes, tornando-se mais suscetível ao aparecimento de cravos, espinhas e manchas.
Pele mista
A pele mista é o tipo mais comum e combina aspectos opostos. A oleosidade e os poros dilatados concentram-se na “zona T”, formada por testa, nariz e queixo; nessa região podem aparecer os cravos e espinhas. Enquanto isso, as regiões da bochecha e extremidades do rosto podem ter um aspecto normal ou seco.
Foto destaque: tipos de pele (Reprodução/Divulgação).