Beleza

Descubra o segredo para recuperar fios quebradiços

Quem nunca deu aquela olhada nos fios e se assustou com o aspecto quebradiço deles? Diga adeus a esse problema e salve as pontas dos seus cabelos com essas dicas!

24 Mai 2023 - 08h16 | Atualizado em 24 Mai 2023 - 08h16
Descubra o segredo para recuperar fios quebradiços Lorena Bueri

Recuperar o viço, brilho, hidratação e aspecto saudável dos fios de cabelo danificados e quebradiços pode de fato parecer um “bicho de sete cabeças”, mas com os cuidados adequados e consistência, é possível restaurar a saúde capilar de uma forma quase que milagrosa.  

Diagnóstico Capilar 

Mas antes de iniciar qualquer tratamento, é importante entender a causa da danificação do cabelo. O aspecto quebradiço dos fios pode ser devido a fatores como o uso excessivo de ferramentas de calor, tratamentos químicos agressivos, falta de hidratação ou até mesmo má alimentação. Consultar um cabeleireiro ou um tricologista pode fornecer informações valiosas sobre o estado do cabelo e ajudar a determinar a melhor abordagem para recuperá-lo. Mas você também pode fazer isso observado seus hábitos e vendo se seu caso é parecido com esses que elencamos aqui. 

Corte Regular 

Mesmo que você seja uma árdua participante do #projetorapunzel, e deseja manter ou recuperar o comprimento do cabelo, é essencial cortar as pontas danificadas. O corte regular remove as pontas duplas e quebradas, ajudando a prevenir que a danificação se espalhe para o resto dos fios. Um cabeleireiro qualificado pode indicar o melhor tipo de corte para o seu cabelo, levando em consideração o estado atual e os objetivos desejados e para de fato “só tirar as pontinhas” e não atrapalhar o crescimento das suas madeixas. 

Hidratação Profunda 

A hidratação é uma parte fundamental para restaurar a saúde dos fios. Além do uso regular de condicionador, é muito importante fazer hidratações profundas semanais ou quinzenais. Existem várias opções disponíveis no mercado, incluindo máscaras capilares com ingredientes hidratantes como óleo de coco, aloe vera, manteiga de karité, entre outros. Esses produtos são capazes de penetrar nas cutículas do cabelo e fornecer a hidratação necessária. 


Aplicar máscaras regularmente melhora muito o aspecto dos fios (Foto: Reprodução/iStock)


Máscaras Caseiras 

Se você curte algo mais natural e econômico, além das máscaras capilares comerciais, você também pode aproveitar os benefícios de máscaras caseiras naturais. Elas usam ingredientes simples de encontrar e ajudam muito no aproveitamento das máscaras comerciais, e ajudam muito a melhorar o aspecto saudável do cabelo. 

Proteção contra o Calor 

O uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e babyliss, pode danificar demais os fios. Por isso, é muito importante reduzir o uso dessas ferramentas ou pelo menos utilizar um bom protetor térmico antes de aplicá-las. Isso ajudará a minimizar os danos causados pelo calor e preservar a hidratação natural do cabelo. 

“A beleza vem de dentro” 

 A saúde capilar também está diretamente relacionada à alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes e vitaminas pode promover o crescimento saudável do cabelo, o que ajuda para que os novos fios não estejam sujeitos a esse aspecto quebradiço e sem vida. Para melhorar sua dieta inclua alimentos como frutas, legumes, grãos integrais, peixes, ovos e nozes em sua alimentação para fornecer os nutrientes necessários para o cabelo. 


Fios quebradiços ficam mais visíveis nas pontas do cabelo. (Foto: Reprodução/Just For You)


Nada de Tratamentos Químicos Agressivos 

Se o seu cabelo já está danificado, fuja de tratamentos químicos agressivos, como relaxamentos, alisamentos ou descolorações. Esses procedimentos podem agravar ainda mais a saúde capilar e aumentam o risco do tão temido “corte químico”. Dê um tempo ao seu cabelo para se recuperar antes de considerar tratamentos químicos novamente e não deixe de aderir à alguma rotina de cuidados focados em recuperar a saúde dos fios. 

Penteados Protetores 

Alguns penteados podem minimizar o “estresse” nos fios – quando ficamos passando as mãos, enroscando os cabelos em objetos e tendo que penteá-los várias vezes ao dia. E, por isso,  podem ajudar na recuperação capilar. Tranças, coques soltos e rabos de cavalo baixos são opções que protegem o cabelo contra quebras e danos externos que podem acontecer nessas situações do dia a dia. 

Desembaraçando os Fios

Opte por uma escova de cerdas macias ou um pente de dentes largos para desembaraçar o cabelo. Comece pelas pontas e vá subindo gradualmente para evitar ainda mais quebras, dando preferências a materiais como madeira e cerdas macias. Também evite escovar o cabelo quando estiver molhado, já que os fios ficam ainda mais frágeis nesse estado. 

Paciência, Paciência

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que a recuperação capilar é um processo gradual e um pouco lento. Mas ter paciência e ser consistente nos cuidados e tratamentos escolhidos é a verdadeira chave para a recuperação completa da saúde do seu cabelo. Com o tempo, o cabelo danificado pode recuperar o viço, brilho, hidratação e aspecto saudável, revelando fios ainda mais fortes e bonitos. 

Foto destaque: Pontas quebradiças têm salvação sim! Reprodução/Seja Cachos 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo