A hidratação da pele é uma etapa indispensável em qualquer rotina de cuidados com o rosto – e é um passo necessário a todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Nessa hora, procuramos usar um produto que seja capaz de repor os nutrientes necessários à pele.
Os hidratantes disponíveis no mercado, além de variarem quanto a composição e propriedade dos ingredientes, variam também quanto à textura do produto. As formas mais comuns de hidratante são creme, óleo, sérum e gel e cada uma delas é indicada para um tipo de pele diferente. Confira agora a diferença entre elas.
Mulher aplicando hidratante em creme (Foto: Reprodução/Divulgação)
Hidratante em creme
Os hidratantes em creme são misturas mais espessas e viscosas, apresentando uma textura mais consistente. Eles são compostos por uma combinação de água, óleos e gorduras.
Por serem uma forma mais pesada, são mais indicados para peles secas. Mas, dependendo da sua formulação, podem ser usados em peles mistas e oleosas.
Hidratante em óleo
Os óleos faciais são a tendência do momento. Eles capazes de ajudar a prevenir a perda de água da pele e, dependendo de qual é o princípio ativo, pode ter propriedades antibacteriana, antinflamatória e antioxidante.
O hidratante em óleo é mais indicado para peles normais e secas, uma vez que mantém a barreira natural da pele e promove uma hidratação intensa.
Mulher aplicando hidratante (Foto: Reprodução/Divulgação)
Hidratante em sérum
O sérum é a textura mais líquida de todas e promove um acabamento mais leve. Esse tipo de hidratante consegue concentrar muitos ativos necessários para a rotina de cuidados com o rosto.
Por ser muito versátil, é indicado para todos os tipos de pele.
Hidratante em gel
Apresenta formulação líquida com ação refrescante, esse hidratante é leve, fluido e de rápida absorção. Ele forma uma camada protetora seca sobre a pele, sem deixar um aspecto oleoso.
Essa forma de hidratante é mais indicada para peles oleosas, mas não é exclusivo para esse tipo de pele.
Foto destaque: mulher fazendo skincare (Reprodução/Divulgação).