Beleza

Descubra como manter a pele hidratada nesse inverno

Com a chegada da temporada mais fria do ano, cabelos, pele, lábios sofrem com ressecamento. Conheça dicas simples para evitar o ressecamento e se manter hidratado.

19 Mai 2023 - 09h08 | Atualizado em 19 Mai 2023 - 09h08
Descubra como manter a pele hidratada nesse inverno Lorena Bueri

A importância da hidratação do corpo, principalmente nos meses mais frios, não pode ser subestimada. Embora seja comum associar a hidratação apenas ao verão e às altas temperaturas, manter-se hidratado durante o inverno é muito crucial para o nosso bem-estar como um todo. A pele e os cabelos costumam ser os mais afetados pelo clima frio e seco, o que pode levar a problemas como ressecamento, rachaduras e danos, por isso a importância de dar uma atenção redobrada para se manter hidratado.

Para manter a pele hidratada durante os meses mais frios, é essencial adotar algumas práticas simples, mas que fazem toda a diferença nessa questão. Em primeiro lugar, beber uma quantidade suficiente de água é fundamental. Embora possa ser menos comum sentir sede no inverno em comparação ao verão, o corpo ainda precisa de hidratação adequada e a água ajuda a repor a umidade interna e a manter a pele saudável.


Cremes faciais também contribuem para a hidratação da pele. (Foto: Reprodução/Creamy)


Além de beber água, é importante utilizar produtos de cuidados com a pele que ajudem a reter a umidade. Por isso, optar por loções corporais e cremes mais espessos, que contenham ingredientes hidratantes, como ceramidas, ácido hialurônico e glicerina  faz bastante diferença, já que esses produtos ajudam a criar uma barreira protetora na pele, evitando a perda de água.

Outra dica importante é evitar banhos muito quentes e demorados. Embora possa ser tentador tomar um banho bem quentinho durante o inverno, a água quente pode remover os óleos naturais da pele, contribuindo para o ressecamento. Então, optar por banhos mornos e não tão demorados também pode ajudar muito a preservar a hidratação natural da pele.

Para quem sofre com os lábios ressecados e rachados, além de se hidratar bebendo água, pode ser muito benéfico usar algum hidratante labial, de preferência os naturais como a manteiga de cacau e o óleo de coco, que garantem nutrição máxima e acabam com as tão incômodas rachaduras.


Cuidados de hidratação devem ser diários. (Foto: Reprodução/Cosmética em foco)


Além do corpo e da pele, os cabelos também precisam de cuidados extras durante o inverno. O ar seco pode deixar os fios bem frágeis e opacos. Mas isso pode ser facilmente evitado, usando shampoos e condicionadores com ação hidratante, que ajudam a repor a umidade e a nutrir os fios. O uso regular de máscaras capilares ou até mesmo umectação com óleos 100% vegetais também ajuda a evitar o ressecamento excessivo.

Ainda falando das madeixas, evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e modeladores de cachos, também faz muita diferença  e melhora o aspecto ressecado dos fios, pois esses aparelhos podem danificar os fios e remover a umidade natural. Se precisar mesmo usá-los, não se esqueça de usar um bom protetor térmico antes para minimizar os danos.

Viu como é simples manter o corpo bem hidratado, melhorando até mesmo o aspecto da pele e do cabelo ressecados, durante os meses mais frios do ano? O importante é não deixar de seguir essas dicas e se cuidar.

Foto destaque: Optar por cremes nutritivos e de boa qualidade é essencial no combate ao ressecamento. Reprodução/Minha Vida

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo