Beleza

Descubra a curvatura do seu cabelo

Cada cabelo é único e diferente, disso já sabemos, mas você sabia que existe uma classificação de curvaturas dos fios? Descubra qual é a sua para aprender tratar seu fio de maneira mais eficaz.

22 Ago 2022 - 10h50 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 10h50
Descubra a curvatura do seu cabelo Lorena Bueri

Os cabelos têm estruturas diferentes, entender qual é sua curvatura pode facilitar na hora da rotina de cuidados com os fios. A classificação é dividida em número e letras para facilitar a identificação. Os cabelos lisos são representados pelo número 1, os ondulados pelo número 2, os cacheados pelo número 3 e os crespos pelo número 4. Já as letras atribuem a intensidade de curvatura.

 


Tabela de curvatura do cabelo 630x420 - Como identificar seu tipo de cabelo cacheado usando a tabela de curvatura

Tabela de curvatura dos fios. (Reprodução/To de Cacho)


 

Lisos

Os cabelos lisos são representados pelo número 1, como não possui curvatura ele não tem classificação de letras.

 

Ondulados

Os cabelos ondulados são classificados em três tipos: 2A, 2B e 2C, sendo o primeiro mais próximo ao liso, com leve onda, o 2B com algumas ondas, e o último com mais curvatura, mas ainda não sendo classificado como cacheado. Muitas pessoas que têm o cabelo ondulado acabam achando que tem o cabelo liso, é o tipo de cabelo que as pessoas acham que é “indeciso” e por isso têm dificuldades para finalizar. Quando higienizado e tratado de forma correta, é preciso finalizar com algum creme ou leave-in específico para esse tipo de cabelo, e ir amassando os fios para ativar a curvatura.  

 

Cacheados

 

Os cabelos cacheados são classificados pelo número três, o 3A é o tipo de cacho mais aberto, já o 3B é um pouco mais fechado, normalmente tem volume e a raiz costuma ser mais lisa. O cacho 3C, é o mais próximo do crespo, os fios são cacheados desde a raiz, costuma ter muito volume, e é o tipo de cacho mais fechado que tem.

 

Crespos

Os cabelos crespos são os que mais tem volume e os que mais tem o fator encolhimento presente. O fio 4A é bem parecido com o 3C, mas tem a curvatura um pouco mais fechada. O 4B é ainda mais fechado que o 4A, e possui a curvatura bem definida. Já o 4C é o tipo de fio mais com a curvatura mais fechada, ele tem menos definição e costuma ter bastante volume.

 


 


Lembrando que o cabelo pode ter mais de um tipo de curvatura, normalmente encontra-se dois tipos de curvaturas. Com isso, você pode adequar os tratamentos de acordo com a estrutura do fio.

 

Foto destaque: Reprodução/Cottonbro/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo