Esportes

Deputado inglês pede saída do russo Abramovich do Chelsea

Parlamentar Chris Bryant relata envolvimento de Roman Abramovich com o governo da Rússia e em práticas corruptas. Bilionário é dono do Chelsea desde 2003.

3 min de leitura
24 Fev 2022 - 16h40 | Atualizado em 24 Fev 2022 - 16h40

Nesta quinta-feira (24), o membro do Parlamento inglês, Chris Bryant, pediu para que o empresário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, fosse removido do clube inglês. Chris expôs documentos do governo britânico de 2019 que ligam Abramovich ao governo de Vladimir Putin. A remoção do dono dos Blues seria parte das sanções contra a Rússia, depois da invasão à Ucrânia, nesta madrugada.

Em declaração, Bryant disse que Abramovich já admitiu em processos de justiça que teria pago por influências políticas, além de ter laços com o governo russo e ter participado de práticas e atividades corruptas. O bilionário russo seria ainda um dos 35 oligarcas do círculo de apoio de Putin, identificado pela oposição na Rússia.


Dono dos Blues posa com o troféu do Mundial de Clubes, conquistado nesse mês. (Foto: Reprodução/Twitter)


A acusação de Chris parte de documentos vazados do Ministério do Interior, com datas de 2019. O parlamentar ainda questionou a falta de investigações contra Abramovich:

“Certamente deveríamos tentar confiscar alguns de seus ativos, incluindo sua casa de 152 milhões de libras. E garantir que outras pessoas que tiveram vistos de nível um como esse não estejam envolvidas em atividades malignas no Reino Unido”, declarou o deputado.

Roman Abramovich, inclusive, estaria impedido de morar no Reino Unido, de acordo com matéria publicada pelo jornal inglês ‘The Sun’, na quarta-feira (23). A reportagem, que teria motivado Chris Bryant a fazer as acusações, ainda relata a existência de funcionários da Imigração Britânica com instruções para que o dono do Chelsea não conseguisse o visto necessário para moradia.

Em 2018, o bilionário conseguiu cidadania israelense, que lhe dá o direito de permanecer na Grã-Bretanha por até seis meses. Isso depois de, no mesmo ano, ele retirar um pedido de visto para o Reino Unido. Em outubro do ano passado, o empresário chegou a ser visto transitando pelas ruas de Londres.

Em quase 20 anos à frente do Chelsea, Roman Abramovich investiu mais de 20 bilhões de libras nos Blues. Ele assumiu a equipe inglesa em 2003. O Chelsea é o atual campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes da FIFA.

 

Foto destaque: Roman Abramovich. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo