Notícias

Depois de causar mortes no México, furacão Kay vai ficar ainda mais forte

O furacão Kay pode ir de categoria 1 para categoria 3 em apenas 36 horas, a previsão é de que ele permaneça no mar, porém com chuvas e ventos mais fortes atingindo o México.

3 min de leitura
06 Set 2022 - 14h42 | Atualizado em 06 Set 2022 - 14h42

A tempestade tropical Kay atingiu o México no último final de semana (dias 3/9 e 4/9) e deixou pelo menos 3 pessoas mortas. Na noite de segunda-feira (5), a tempestade evoluiu para um furacão de categoria 1, com ventos de 130 Km/h e chuvas de 140 milímetros segundo a Comissão Nacional de Águas do México.

As fortes chuvas torrenciais causadas pelo furacão Kay estão atingindo várias cidades mexicanas como Nayarit, Jalisco, Colima, Michoacán, Puebla e Ochaca. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a expectativa é de que o furacão Kay fique mais forte nos próximos dias, chegando a se tornar um furacão de categoria 3 até quarta-feira (7), e a partir de quinta-feira (8), espera-se que ele comece a perder força. Além disso, também é esperado que o furacão permaneça a Oeste do México, realizando um movimento a noroeste dentro dos próximos 5 dias, o que possibilita a inclusão da península da Baixa Califórnia na região afetada pelo furacão.


Força dos ventos de um furacão no México (Foto: Reprodução/Fox News)


Até a noite de quinta-feira, quando se espera que o Kay comece a enfraquecer, o furacão deve produzir chuvas de 100 a 200 milímetros em grande parte do país, porém em áreas mais isoladas, como o oeste do México, que está sendo mais prejudicado pelo Kay, tais chuvas podem atingir 300 milímetros. Essa grande quantidade de chuva, combinada com os ventos fortes podem ocasionar deslizamentos de terra e inundações no país. Sabendo disso, as autoridades mexicanas já emitiram um alerta para os moradores da costa Oeste do México, informando-os sobre os possíveis desastres que o furacão Kay pode causar.

De acordo com a meteorologista da CNN, Monica Garrett, a previsão é que Kay percorra uma trajetória paralela à costa do México, isso indica que, no momento, ele deve permanecer no mar e não irá avançar sobre a costa do país.

 

Foto destaque: Furacão Kay (Reprodução/EUMETSAT/WINDY)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo