Cinema/TV

Denis Villeneuve fala sobre adaptação de 'Duna' para as telonas

O diretor Denis Villeneuve falou um pouco sobre sua experiência realizando o sonho de adaptar o clássico livro 'Duna', de Frank Herbert, para os cinemas.

3 min de leitura
15 Out 2021 - 17h34 | Atulizado em 15 Out 2021 - 17h34

O diretor Denis Villeneuve nunca escondeu sua empolgação em adaptar o livro ‘Duna’ para os cinemas. Numa entrevista à Entertainment Weekly, o diretor falou sobre a experiência de passar para as telas o mundo criado por Frank Herbert no livro lançado em 1965. O filme ‘Duna’ traz um elenco estelar, com nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Jason Momoa, entre outros. Ele narra a história do jovem Paul (Chalamet), herdeiro da poderosa casa Atreides, liderada pelo duque Leto Atreides (Isaac). A família aceita controlar o árido planeta Arrakis, fonte de um precioso recurso natural disputado pelas casas nobres. No meio dos jogos de poder, ele e sua mãe, Lady Jessica (Ferguson) são forçados a fugir para o deserto, onde se juntam aos Fremen, povo nativo de Arrakis.

A influência de ‘Duna’ pode ser vista em diversas mídias, de ‘Star Wars’ até ‘Game Of Thrones’. O livro teve uma tentativa de adaptação nos anos 70 por Alejandro Jodorowski, mas a produção não deu certo e acabou dando origem a um documentário sobre seus bastidores. Ele foi adaptado para os cinemas pela primeira vez em 1984, por David Fincher, mas a adaptação não foi muito bem recebida. Ainda assim, o sonho de Denis Villeneuve de adaptar o bestseller nunca deixou de existir.

 

Filme de 'Um Ano Inesquecível - Outono' terá Lázaro Ramos como diretor

Carl Weathers volta para as gravações de 'The Mandalorian' essa semana

Remake do clássico 'Esqueceram de Mim' ganha trailer oficial


Quando terminei de ver o filme [de David Lynch], ficou na minha cabeça que devia ter um jeito diferente de fazê-lo de forma que ficasse mais próximo do espírito do livro”, disse o diretor. “Essa ideia continuou crescendo dentro de mim. Não estou me comparando com o mestre, só dizendo que vi algo mais nesse livro”. A maior parte de ‘Duna’ foi filmada em Abhu Dhabi, nos Emirados Árabes, e no Vale da Lua, na Jordânia, com os outros dos planetas mostrados no filme sendo construídos em sets usando o mínimo de efeitos especiais possível, para uma maior sensação de realidade. Uma parte essencial dessa criação de mundo são os famosos vermes do deserto, vermes gigantes que habitam a aridez de Arrakis e aparecem em três cenas marcantes do novo filme.



Um dos vermes da areia em 'Duna' (Foto: Reprodução/Twitter)


Com o autor Frank Herbert tendo se dedicado a ponto de o livro ter um apêndice sobre sua ecologia, Villeneuve sabia que ele e sua equipe deveriam ter o mesmo cuidado na transposição dos vermes para as telas do cinema. “Para nós era importante que o verme se parecesse com um animal que fizesse sentido”, comentou o diretor, que trabalhou nos design junto com Patrice Vermette. “Para viver por milhões de anos no deserto você precisa de uma espécie que tenha evoluído e construído uma proteção contra os elementos. Sua pele tem que parecer grossa o suficiente para a proteger no pior ambiente [...] Você sentirá que está diante de uma enorme presença, um tipo diferente de inteligência, algo além do nosso jeito de pensar”. Os vermes são atraídos por barulhos rítmicos, terremotos de areia indicam sua aproximação e cada vez que eles urram a imagem balança, experiência maximizada pela tela de cinema.



Denis Villeneuve, Timothée Chalamet, Josh Brolin e equipe nos bastidores de 'Duna' (Foto: Reprodução/Twitter)


Um dos maiores problemas na hora de adaptar ‘Duna’ é a extensão da obra, com os seis livros cobrindo anos de história. Apenas o primeiro livro tem 680 páginas na versão brasileira publicada pela Editora Aleph. Villeneuve sabia que resumir tudo em apenas um filme seria impossível, e afirmou que o livro é “denso” e que a história “tira sua força dos detalhes”. O cineasta disse que uma grande preocupação sua foi decidir onde parar na primeira parte da adaptação, de forma que o público se sentisse chegando no fim de uma jornada ao mesmo tempo em que percebesse que mais estava a caminho.



Trailer legendado de 'Duna' (Reprodução/YouTube)


O diretor está visivelmente empolgado com o projeto e quer seguir em frente com ele, destacando a relevância dos temas abordados por ‘Duna’, que se mantêm atuais mesmo com o romance tendo sido lançado há 56 anos. “'Duna' mostra um mundo que foi longe demais, que perdeu seu balanço. Espero que não cheguemos a esse ponto, mas sinto que é algo que deveria ser prioridade para todos os cidadãos e políticos do mundo”, destaca Villeneuve. “'Duna' também é sobre um amor pela ciência e o poder do cérebro humano. Precisamos confiar nos cientistas. Estamos numa encruzilhada e precisamos mudar, adaptar nossa forma de viver. Esse será um grande desafio, as pessoas não querem mudar, mas necessitamos disso se quisermos sobreviver. É sobre isso que 'Duna' fala, sobre adaptação”.

Duna’ estreou no Festival de Veneza no dia 3 de setembro, sendo bem recebido. O filme será lançado nos cinemas brasileiros no dia 21 de outubro e deve estrear na HBO Max 35 dias depois.

 

Foto Destaque: Zendaya, Josh Brolin, Rebecca Ferguson, Timothée Chalamet, Javier Bardem, Jason Momoa, Oscar Isaac e Sharon Duncan-BrewsterFoto: Reprodução/IGN.

Deixe um comentário