Saúde

Dengue: Variante mais disseminada no mundo chega ao Brasil; saiba como se proteger

A Fundação Fiocruz detecta o genótipo da dengue mais disseminado do mundo no Brasil, a cepa está presente em vários países da Ásia, Oriente Médio e na África.

05 Mai 2022 - 22h05 | Atualizado em 05 Mai 2022 - 22h05
Dengue: Variante mais disseminada no mundo chega ao Brasil; saiba como se proteger Lorena Bueri

A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) divulgou hoje (05/05) que o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue foi identificado na cidade de  Aparecida de Goiânia (GO), sendo assim o segundo registro oficial da cepa nas Américas.

A descoberta preocupa, visto que segundo o boletim epidemiológico do Governo Federal houve um aumento de 113% nos casos de dengue no Brasil em relação ao ano passado, sendo registrados 542 mil casos até 23 de abril de acordo com o Ministério da Saúde, sendo São Paulo, o estado com maior número de casos, com mais de 126 mil ocorrências.

Segundo a Fiocruz, a chegada desta cepa ao Brasil representa uma grande preocupação, pois a possibilidade que ela se dissemina de forma muito mais eficiente que a linhagem que circula atualmente no país, no entanto, de acordo com os pesquisadores a nova cepa não é a responsável pelo surto de dengue em Goiás, e que sua rápida identificação pode ser um fator importante para o controle da variante.


Criadouro de mosquito da dengue (Foto: Reprodução/ Fiquem Sabendo)


Ainda não é possível saber com certeza como o genótipo chegou ao Brasil, a suspeita é que tenha chegado vindo da Ásia, mas de acordo com análises realizadas no país a linhagem encontrada assemelha se biologicamente há dois microrganismos oriundos da província de Madre de Dios, no Peru.

Identificação do novo vírus no Brasil, acende um sinal de alerta para um possível agravamento do surto de dengue que ocorre no país, de acordo com a Fiocruz, as secretarias municipais e estaduais de saúde e o Ministério da saúde já foram comunicados sobre a descoberta, mas os pesquisadores alertam para os cuidados básicos que devem ser tomados para evitar maior disseminação da dengue.

evitar água parada, a dica que vale para todo período chuvoso, segue sendo a principal recomendação para evitar a doença, pois os depósitos de água parada tornam-se criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença e ajudam na sua reprodução.

 

Foto Destaque: Mosquito Aedes Aegypti. Reprodução/ Pax Bahia.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo