Notícias

Defesa Civil emite alerta amarelo para a região de Campinas

Após três dias de chuva, Defesa Civil de Campinas mantém a cidade em alerta amarelo, é esperado para os próximos dias um volume de 125 milímetros de chuva para a região.

03 Fev 2023 - 19h42 | Atualizado em 03 Fev 2023 - 19h42
Defesa Civil emite alerta amarelo para a região de Campinas  Lorena Bueri

A Defesa Civil emitiu nesta sexta-feira (3) um alerta de previsão de chuva de aproximadamente 125 milímetros para a região de Campinas, São Paulo. O alerta seria para os dias entre sábado e terça-feira da próxima semana. 


Alerta emitido pela Defesa Civil no Instagram (Foto/Reprodução: Instagram @defesacivilsp)


O órgão responsável pelo alerta, informou que a quantidade é um volume considerado alto e pode trazer ventania e granizo com a chuva. Devido a essa situação, não é descartada a possibilidade de ocorrer enchentes, desabamentos e deslizamentos na região "Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco", diz nota do órgão.

No dia de hoje (3) a defesa civil de Campinas deixou a metrópole em estado de alerta devido ao volume de chuva dos últimos três dias, o número já chega a 148,2 milímetros. A emissão do sinal de alerta ocorre quando o volume de água ultrapassa os 80 milímetros. 

Segundo o órgão municipal existem quatro níveis de alerta, o estado de observação, estado de atenção, estado de alerta e estado de alerta máximo. No estado de alerta é feita a remoção preventiva da população em áreas de risco e no alerta máximo é retirada toda a população que mora na área de risco. 

A região de Campinas registrou o sexto janeiro mais chuvoso dos últimos 32 anos, ponto final um levantamento feito pelo acidade on Campinas, da Unicamp, revelou que do dia 1.º ao dia 31 de janeiro, o acúmulo de chuva chegou a 380,7 milímetros. O sexto maior desde 1991 na cidade. 

A Prefeitura de Campinas apresentou no dia 31 de janeiro uma proposta para a restauração dos danos causados pela chuva. O valor estimado da obra é de 83,5 milhões. Em caso de emergência ou habitação em área de risco, a população pode acionar a defesa civil pelo número 199.

 

Foto Destaque: Meteorologista no Cepagri mostrando mapa climático da região de Campinas (créditos: Adriano Rosa/site Prefeitura Municipal de Campinas)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo