Notícias

Defesa Civil emite alerta amarelo para a região de Campinas

Após três dias de chuva, Defesa Civil de Campinas mantém a cidade em alerta amarelo, é esperado para os próximos dias um volume de 125 milímetros de chuva para a região.

3 min de leitura
03 Fev 2023 - 19h42 | Atualizado em 03 Fev 2023 - 19h42

A Defesa Civil emitiu nesta sexta-feira (3) um alerta de previsão de chuva de aproximadamente 125 milímetros para a região de Campinas, São Paulo. O alerta seria para os dias entre sábado e terça-feira da próxima semana. 


Alerta emitido pela Defesa Civil no Instagram (Foto/Reprodução: Instagram @defesacivilsp)


O órgão responsável pelo alerta, informou que a quantidade é um volume considerado alto e pode trazer ventania e granizo com a chuva. Devido a essa situação, não é descartada a possibilidade de ocorrer enchentes, desabamentos e deslizamentos na região "Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco", diz nota do órgão.

No dia de hoje (3) a defesa civil de Campinas deixou a metrópole em estado de alerta devido ao volume de chuva dos últimos três dias, o número já chega a 148,2 milímetros. A emissão do sinal de alerta ocorre quando o volume de água ultrapassa os 80 milímetros. 

Segundo o órgão municipal existem quatro níveis de alerta, o estado de observação, estado de atenção, estado de alerta e estado de alerta máximo. No estado de alerta é feita a remoção preventiva da população em áreas de risco e no alerta máximo é retirada toda a população que mora na área de risco. 

A região de Campinas registrou o sexto janeiro mais chuvoso dos últimos 32 anos, ponto final um levantamento feito pelo acidade on Campinas, da Unicamp, revelou que do dia 1.º ao dia 31 de janeiro, o acúmulo de chuva chegou a 380,7 milímetros. O sexto maior desde 1991 na cidade. 

A Prefeitura de Campinas apresentou no dia 31 de janeiro uma proposta para a restauração dos danos causados pela chuva. O valor estimado da obra é de 83,5 milhões. Em caso de emergência ou habitação em área de risco, a população pode acionar a defesa civil pelo número 199.

 

Foto Destaque: Meteorologista no Cepagri mostrando mapa climático da região de Campinas (créditos: Adriano Rosa/site Prefeitura Municipal de Campinas)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo