Tech

Declaração da Qualcomm gera ainda mais pessimismo no setor de chips

De acordo com a empresa, a receita abaixo do esperado se dá por conta de péssima performance por parte de um de seus clientes e ao mercado chinês, que até agora não se recuperou da crise pós-pandemia.

05 Mai 2023 - 17h00 | Atualizado em 05 Mai 2023 - 17h00
Declaração da Qualcomm gera ainda mais pessimismo no setor de chips Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (04), as ações da Qualcomm apresentaram queda de 7% após o anúncio da produtora de Chips que haveria um atraso na recuperação do mercado de smartphones no cenário global pós-pandemia. Isso ocasionou numa perda de quase 10 bilhões de dólares para a empresa, que é fornecedora de marcas famosas como a Apple e Samsung. 

Isto se segue após o anúncio vindo da Qualcomm na quarta-feira (03), que reportou lucro abaixo do esperado pelas estimativas de Wall Street para o terceiro trimestre de 2023. 

"Embora acreditamos que os investidores previam uma perda, este relatório foi admitidamente preocupante", informaram analistas da Bernstein, que está entre as 13 corretoras que reduziram os preços-alvo das ações da Qualcomm.

Em comunicado, a empresa culpou o fraco desempenho de um cliente que anda comprando apenas seus modems de celular e a China, cujo mercado ainda não se recuperou do impacto da pandemia. 

Embora a Qualcomm não tenha nomeado o cliente, alguns analistas acreditam que seja a Apple, que ainda divulgará seus resultados após o fechamento do mercado. 


Apple, que de acordo com especialistas, parece ser a empresa citada pela Qualcomm. (Reprodução/Pixabay)


"É possível que as próximas duas estimativas trimestrais sejam impactadas de maneira adversa pela Apple, pois este líder de mercado comprou apenas modems da Qualcomm e em volumes maiores e mais cedo do que o normal por conta de uma crise na cadeia de suprimentos", disse Michael Walkley, da Cannaord Genuity. 

A mercado chinês permanece sem previsão para uma possível recuperação, enquanto que a competição da MediaTek, empresa taiwanesa, no mercado de chips high-end para smartphones apenas cresce, apontam analistas. 

"Estamos preocupados com consumidores se misturando agora que wafers (placas semicondutoras) não estão mais tão escassas e com a competição vinda da Mediatek no high-end", informou a prestadora de serviços de corretagem, Evercore ISI.

Ainda assim, há sinais positivos para a Qualcomm. 

A receita de automotivos subiu em 20% e a unidade de internet-of-things reportou de acordo com o esperado pelas vendas, indicando que os esforços da Qualcomm para se diversificar além do mercado de smartphones está funcionando.

Foto destaque: Reprodução/Pixabay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo