Esportes

David Neres troca Ajax pelo Shakhtar Donetsk

O atacante brasileiro jogará a próxima temporada na Ucrânia. David Neres mira a Copa do Mundo, no fim do ano. Sua transação renderá uma quantia significativa aos cofres do São Paulo.

14 Jan 2022 - 14h57 | Atualizado em 14 Jan 2022 - 14h57
David Neres troca Ajax pelo Shakhtar Donetsk Lorena Bueri

O atacante brasileiro David Neres vestirá uma nova camisa em 2022. Na manhã desta sexta-feira, o Ajax anunciou que o jogador está se transferindo para a Ucrânia, onde jogará pelo Shakhtar Donetsk, em uma transação que renderá cerca de 12 milhões de euros (75,9 milhões de reais na cotação atual) ao clube holandês.

O São Paulo, clube formador do atacante, também receberá uma quantia pela venda de David. De acordo com as normas da FIFA, o clube brasileiro tem direito a 3% do valor da transação, o que pode render até 3 milhões de reais ao clube paulista, aproximadamente.

David Neres é formado em Cotia, e deixou o São Paulo em 2016, para assinar com o Ajax. Na época, o clube brasileiro tinha cerca de 20% dos direitos do jogador, mas depois de uma negociação envolvendo a transação do atacante Anthony, em 2020, também com o Ajax, essa fatia do valor foi negociada.

David chegou ao Ajax depois de chamar a atenção no Brasil, ainda muito novo. O jovem velocista já despontava nos campeonatos de juniores e chegou a servir às seleções brasileiras em categorias de base. Atuando pelo Ajax, desde a temporada 2016/2017 para cá, o atacante participou de 180 jogos oficiais, marcando 47 gols pelo clube holandês. O contrato de Neres ia até junho de 2023.


David Neres comemorando título holandês. (Foto: Reprodução/Instagram)


Em termos de títulos, o jogador conquistou o campeonato holandês e a copa da Holanda por duas vezes, além de ser um nome marcante na campanha do clube na UEFA Champions League da temporada 2019/2020, chegando às semifinais da competição. A equipe chegou a eliminar a poderosa Juventus de Turim, que na época tinha o craque Cristiano Ronaldo.

No Shakhtar, o atacante terá a companhia de muitos brasileiros para acelerar sua adaptação na Ucrânia. O novo clube conta com outros 11 jogadores do Brasil em seu plantel. São eles os laterais Dodô e Ismaily, Vitão e Marlon na zaga, Marcos Antônio, Maycon e Alan Patrick no setor de meio-campo, e os atacantes Tetê, Fernando e Pedrinho. O clube ainda conta com o centroavante Junior Moraes, naturalizado ucraniano.

David Neres chega ao novo clube de olho na Copa do Mundo, no fim do ano. O atacante pretende ganhar mais minutos em campo e chamar a atenção do técnico Tite.

 

 

 

Foto destaque: David Neres. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo