Notícias

Datafolha: brasileiros que afirmam ter contraído Covid são o dobro da cifra oficial

Número de contaminados pela Covid-19 pode ser o dobro do que registram os números oficiais, diz Datafolha, após pesquisa com pessoas de 16+ anos de idade.

16 Jan 2022 - 10h16 | Atualizado em 16 Jan 2022 - 10h16
Datafolha: brasileiros que afirmam ter contraído Covid são o dobro da cifra oficial Lorena Bueri

Dados publicados neste sábado (15), pelo DATAFOLHA, aponta o aumento nos registros de pessoas contaminadas por covid-19 desde o início da Pandemia.   

Os registros oficiais, coletados pelo consórcio de imprensa, alcançaram até quinta-feira (13), são de 22,8 milhões de casos confirmados para a doença em todo o período da pandemia, porém, ao realizar uma pesquisa pelo telefone com 2023 pessoas, foi identificado que um em cada quatro brasileiros com 16 ou mais anos de idade diz ter sido diagnosticado com Covid desde o início da pandemia, o que representa cerca de 42 milhões de pessoas infectadas. O número é quase o dobro do total de casos registrados oficialmente no país. Isso se deve em parte à subnotificação dos dados oficiais.

 

DADOS REGISTRADOS NA PESQUISA:

O levantamento do Datafolha aponta que 25% dos entrevistados disseram ter feito o teste que confirmou a infecção pelo vírus, o que significa 41,95 milhões de pessoas contaminadas desde março de 2020.

Os dados oficiais de casos positivos reunidos pelo consórcio se referem a todas as idades. Já os do Datafolha só indicam as infecções em quem tem mais de 16 anos, o que aponta uma subnotificação nas estatísticas do país.

Os dados do Datafolha apontam que a subnotificação tem aumentado. A pesquisa aponta que 3% dos entrevistados disseram ter tido Covid nos últimos 30 dias, o que representa 4 milhões de pessoas. O número é o sêxtuplo do que indicam os registros oficiais do período, que contabilizam 621.530 casos positivos.


Dois anos após início da pandemia, país ainda sofre com a falta de padronização de dados / Reprodução: Folha de São Paulo
Dois anos após início da pandemia, o País ainda sofre com a falta de padronização dos dados (Foto: Reprodução/ Folha de São Paulo)


A pesquisa mostra que o número de pessoas com sintomas que podem ser de Covid nos últimos 30 dias é elevado. Dos entrevistados, 30% disseram ter tido tosse e nariz entupido (o que representa 50,3 milhões de pessoas), 22% relataram ter tido febre (36,9%) e 9% falta de ar (15,1 milhões) no período.

O Datafolha também questionou se os entrevistados já estavam vacinados quando contraíram o coronavírus. Nove em cada dez não estavam com o esquema vacinal completo: 84% não tinham tomado nenhuma dose da vacina quando foram diagnosticados com Covid; 7% tinham tomado apenas a primeira dose. E 10% já tinham recebido ao menos duas doses.

O Datafolha também questionou se os entrevistados fizeram testes para Covid, nos últimos 30 dias. 17% responderam que fizeram; 78% responderam que não fizeram porque não precisaram e 5% disseram que não fizeram porque não conseguiram encontrar.




Foto Destaque: Teste rápido. Reprodução: Site A Postagem 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo