Notícias

Datafolha aponta que 30% dos eleitores temem manifestar preferência política em público

A pesquisa Datafolha aponta que 30% dos eleitores temem expressar preferência política e de voto em locais públicos. Em seguida estão o local de trabalho e em conversas com a família.

21 Out 2022 - 10h00 | Atualizado em 21 Out 2022 - 10h00
Datafolha aponta que 30% dos eleitores temem manifestar preferência política em público Lorena Bueri

Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (20) aponta que cerca de 30% dos brasileiros consideram mais perigoso manifestar suas preferências políticas em locais públicos.  

O instituto de pesquisa apresentou sete situações e pediu que os entrevistados avaliassem em quais eles poderiam ter algum tipo de problema ao expressar sua preferência política ou de voto. As três situações mais citadas foram os locais públicos (30%), o local de trabalho (25%) e em conversas com a família (24%).

Os entrevistados também citaram temer problemas em conversa com amigos ou colegas (20%), na igreja ou culto (18%), escola ou faculdade (12%) e respondendo pesquisas de opinião (2%).

Para 13% dos entrevistados, a manifestação pública da preferência política ou voto não traz nenhum problema em nenhuma das situações apresentadas. Entre o público acima de 60 anos esse índice sobe para 25%. Outros 3% não quiseram opinar.


Lula e Bolsonaro em debate realizado pela TV Bandeirantes (Foto: Reprodução/Renato Pizzutto/Band)


Uma pesquisa anterior, feita em setembro, demonstra números parecidos: 34% citaram locais públicos, 26% o local de trabalho, 21% conversas com a família, 21% conversa com amigos ou colegas, 16% igreja ou culto, 9% escola ou faculdade e 1% respondendo pesquisas de opinião.  Para 14% a manifestação política não causava problema  e 3% também não opinaram.

No panorama geral, os índices entre os eleitores de Lula e Bolsonaro não variam muito, exceto no trabalho e na igreja, que apresenta diferenças maiores.

Entre os eleitores do Lula, 27% apontam que expressar seu voto no local de trabalho pode trazer problema, ante 23% entre os eleitores de Jair Bolsonaro. Nas igrejas, 22% dos eleitores do Lula temem ter problemas ao manifestar preferência política, ante 15% dos eleitores do Bolsonaro.

O Datafolha, em sua pesquisa mais recente, aponta que no segundo turno Lula tem 49% das intenções de voto, e Bolsonaro tem 45%.

A pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, entrevistou 2.912 pessoas em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-97340/2022.

Foto destaque: Toalhas com o rosto do candidato chamam atenção nas ruas. Reprodução/Layza Mourão/G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo