Moda

Dandara Queiroz: a modelo indígena recordista de desfiles

Conheça um pouco da história da modelo indígena Dandara Queiroz, descendente dos Tupis, que bateu recorde de desfiles na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW).

08 Jun 2022 - 10h14 | Atualizado em 08 Jun 2022 - 10h14
Dandara Queiroz: a modelo indígena recordista de desfiles  Lorena Bueri

A modelo, descendente dos índios Tupis, Dandara Queiroz, da agência WAY Model, bateu o recorde de desfiles na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que aconteceu entre 31 de maio e 4 de junho (2022). Ela subiu nas passarelas de 10 desfiles diferentes: Neriage, Isaac Silva, Silverio, Led, Boldstrap, Rocio Canvas, Santa Resistência, Ponto Firme, Ateliê Mão de Mãe e Martha Medeiros. 


Dandara (Foto: Reprodução/Instagram)


Dandara é modelo há pouco mais de um ano e já trabalhou para grandes marcas como Aeropostale, Havaianas, Animale, Água de Coco, Cia Marítima e Lenny Niemeyer. No seu tempo livre, dedica-se às pinturas indígenas, poemas e composições. Além disso, a modelo é adepta do vegetarianismo e atua como ativista em prol dos animais abandonados e da conservação do meio-ambiente.

Nascida em Araçatuba (SP) e criada em Três Lagoas (MS), antes de iniciar a carreira nas passarelas, Dandara era estudante de Arquitetura e Urbanismo. Já trabalhou como corretora de seguros, atendente de uma loja de decoração e vendedora de geladinhos. 


Dandara (Foto: Reprodução/Instagram)


No desfile da marca Santa Resistência, Queiroz foi a responsável por abrir o desfile representando a índia guerreira Catarina Paraguaçu. Essa marca prestou homenagem a três mulheres, importantes para a Independência do Brasil: a indígena Catarina Paraguaçu, a negra Maria Filipa e a branca Maria Quitéria. 

Em entrevista exclusiva ao “Elas no Tapete Vermelho”, a jovem revelou ter se inspirado em algumas guerreiras filhas de tupâ: Yara, Jurema e Ita Miri. Ela ainda contou que se sente responsável por representar seu povo, sua origem e sua cultura e tornar-se referência para tantas outras pessoas com sonhos parecidos. 

Dandara acredita que o Brasil é um país pioneiro na inclusão de raças distintas em seus desfiles. “Sou muito grata pelo fato de um evento tão grandioso como o SPFW incluir a diversidade tão intensamente, pois creio que assim será como um espelho para todo mercado da moda ter como referência”, afirmou. Ela resumiu esse momento em uma única palavra: Gratidão. 

Foto destaque: Dandara Queiroz desfila na SPFW. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo