A modelo, descendente dos índios Tupis, Dandara Queiroz, da agência WAY Model, bateu o recorde de desfiles na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que aconteceu entre 31 de maio e 4 de junho (2022). Ela subiu nas passarelas de 10 desfiles diferentes: Neriage, Isaac Silva, Silverio, Led, Boldstrap, Rocio Canvas, Santa Resistência, Ponto Firme, Ateliê Mão de Mãe e Martha Medeiros.
Dandara (Foto: Reprodução/Instagram)
Dandara é modelo há pouco mais de um ano e já trabalhou para grandes marcas como Aeropostale, Havaianas, Animale, Água de Coco, Cia Marítima e Lenny Niemeyer. No seu tempo livre, dedica-se às pinturas indígenas, poemas e composições. Além disso, a modelo é adepta do vegetarianismo e atua como ativista em prol dos animais abandonados e da conservação do meio-ambiente.
Nascida em Araçatuba (SP) e criada em Três Lagoas (MS), antes de iniciar a carreira nas passarelas, Dandara era estudante de Arquitetura e Urbanismo. Já trabalhou como corretora de seguros, atendente de uma loja de decoração e vendedora de geladinhos.
Dandara (Foto: Reprodução/Instagram)
No desfile da marca Santa Resistência, Queiroz foi a responsável por abrir o desfile representando a índia guerreira Catarina Paraguaçu. Essa marca prestou homenagem a três mulheres, importantes para a Independência do Brasil: a indígena Catarina Paraguaçu, a negra Maria Filipa e a branca Maria Quitéria.
Em entrevista exclusiva ao “Elas no Tapete Vermelho”, a jovem revelou ter se inspirado em algumas guerreiras filhas de tupâ: Yara, Jurema e Ita Miri. Ela ainda contou que se sente responsável por representar seu povo, sua origem e sua cultura e tornar-se referência para tantas outras pessoas com sonhos parecidos.
Dandara acredita que o Brasil é um país pioneiro na inclusão de raças distintas em seus desfiles. “Sou muito grata pelo fato de um evento tão grandioso como o SPFW incluir a diversidade tão intensamente, pois creio que assim será como um espelho para todo mercado da moda ter como referência”, afirmou. Ela resumiu esse momento em uma única palavra: Gratidão.
Foto destaque: Dandara Queiroz desfila na SPFW. Reprodução/Instagram