Tech

Curitiba-PR sediará decolagem de primeiro carro voador na América Latina

Evento inédito ocorrerá entre os dias 22 e 24 de março, durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil.

28 Jan 2023 - 09h10 | Atualizado em 28 Jan 2023 - 09h10
Curitiba-PR sediará decolagem de primeiro carro voador na América Latina  Lorena Bueri

Você já ouviu falar em “carro voador”? Daquele tipo que passa em desenhos e filmes que abordam o futuro da humanidade, como abordado no desenho “Os Jetsons”. Questões como estas e outras, como os robôs por exemplo, sempre dividiram opiniões e geraram questionamentos quanto às projeções do futuro e o que nos espera. Pois bem, estas realidades tecnológicas e até então futurista já não estão mais tão longe assim.


Desenho animado "Os Jetsons" em seu carro voador. (Imagem: Reprodução/redes sociais)


Em se tratando de carros voadores, os cientistas já deram um salto na tecnologia, com protótipos já sendo testados pelo mundo todo.

Aqui no brasil, a prefeitura de Curitiba-PR já deu sinal verde de que no país e na América Latina como um todo, a capital paranaense será a primeira cidade a receber o teste de decolagem do “corro do futuro”, fabricado pela empresa chinesa EHang, cuja representante no Brasil é a empresa AT Global, que está intermediando todo o contato.

“Curitiba é uma cidade que oferece todas as condições para testar uma tecnologia disruptiva como o eVTOL (sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. Uma espécie de drone gigante que realiza voos autônomos para transportar pessoas sem a necessidade de um piloto). Queremos mostrar para todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo com o potencial de mudar a forma como nós enxergamos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia absolutamente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo”, pronunciou o CEO da empresa AT Global, representante da empresa chinesa EHang, dona do protótipo.

A decolagem, até então sem tripulantes, está com data marcada para ocorrer entre os dias 22 e 24 de março, durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo.


Empresa EHAng realiza voos de teste simultâneos com seis AAVsda série EH216. (Vídeo: Reprodução/EHang)


“Seria um grande presente de 330 anos para Curitiba” disse o prefeito Rafael Greca, apontando para o aniversário da cidade dia 29 de março.

Para ter alguém a bordo da aeronave é necessário uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o que, de acordo com a prefeitura da cidade sede, a AT Global já está buscando regulamentação.

 

A corrida dos evolts

O site de notícias CNN Brasil realizou um levantamento dos principais projetos de “carros voadores” que estão sendo desenvolvidos, gerando a chamada “corrida dos evolts” com o objetivo de alcançar o primeiro lançamento mundial.

Ainda de acordo com o site, os primeiros veículos dessa nova categoria têm estreia previstas entre 2024 e 2026 em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil.

Veja os principais projetos elencados pela CNN Brasil

CityAirbus – o projeto é liderado pela Airbus Helicopters, a divisão de helicópteros do grupo Airbus. O primeiro demonstrador do eVTOL da empresa, chamada Vahana, iniciou a campanha de ensaios aéreos controlados remotamente em 2019.


Modelo CityAirbus, empresa Airbus Helicopters - estreia prevista para 2025. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


Eve – o projeto é da empresa brasileira Embraer. O primeiro teste da aeronave foi anunciado para setembro do ano passado, na cidade de Chicago, Estados Unidos.


Modelo Eve, empresa Embraer - estreia prevista para 2026. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


Lilium Jet – projeto feito pela startup Lilium, sediada na Alemanha. Os testes de voo com protótipos estão em andamento desde 2019.


Modelo Lilium Jet, empresa Lilium - estreia prevista para 2025. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


Volocity – projeto da empresa alemã Volocopter, antes chamada de E-Volo. É a empresa mais antiga nesse ramo, tendo seu início em 2011.


Modelo Velocity, empresa Velocopter - estreia prevista para 2024. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


VA-X4 – projeto da empresa Vertical Aerospace, do Reino Unido. Ainda não teve demonstração de voo. De acordo com o site, a primeira decolagem teste deve ocorrer esse ano.


Modelo VA-X4, empresa Vertical Aerospace - estreia prevista para 2024. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


No brasil, as empresas aéreas Gol e a Azul têm acordos para receber a partir de 2025 seus primeiros eVTOLs, que serão produzidos por empresas europeias. Já a Embraer, por meio de sua subsidiária Eve, promete entregar sua versão da aeronave para clientes a partir de 2026.

 

Foto destaque: Evolt da empresa chinesa EHang em voo de demosntração. Reprodução/g1 Inovação/EHang.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo