A nossa pele é cheia de poros e eles exercem um papel muito importante para a saúde e equilíbrio da derme, pois é a partir deles que são excretados o suor e a oleosidade excessivos, eles contribuem para a hidratação natural da pele e também ajudam a regular a temperatura do corpo. Quando eles estão dilatados é motivo de incômodo pra muita gente, sendo ocasionados pelo excesso de sebo ou pelas altas temperaturas. Conheça abaixo algumas curiosidades sobre os poros e dicas para amenizá-los.
poros dilatados e visíveis (Foto:Reprodução/Getty Images)
O corpo humano possui em média 300 mil poros no rosto e eles estão concentrados na zona T: testa, nariz e queixo. Os poros se dilatam porque nessa região estão ligados às glândulas sebáceas, que são responsáveis por excretar a oleosidade, e quanto maior for o tamanho delas, maior será o tamanho dos poros.
Os principais fatores que podem dilatar os poros são: acne persistente, problemas hormonais, uso inadequado de cosméticos, rotina insuficiente de higienização da pele, poluição e excesso de oleosidade.
A falta de hidratação e a flacidez da pele podem dilatar os poros em até dez vezes do seu tamanho normal, deixando-os em evidência, já que a pouca hidratação faz a pele entender que precisa produzir mais óleo, sobrecarregando-os e favorecendo a dilatação.
Para ajudar a diminuir o tamanho dos poros, os ácidos alfa-hidoxiácidos (AHAs) e beta-hidoxiácidos (BHAs) são os ativos com melhores resultados. E para a rotina de limpeza, aposte no ácido salicílico para eliminar os detritos dos poros que são solúveis em óleo, e na ureia e no ácido glicólico que fazem o mesmo com os resíduos que só são diluídos em água.
Agora se a ideia é apenas disfarçar, use uma base facial com partículas que refletem a luz e evite aplicar iluminadores nas áreas onde os poros estão mais visíveis.
Foto destaque: Poros dilatados.Reprodução/Getty Images