Beleza

Curiosidades sobre as lentes de contato dental que você precisa saber

Veja se lentes de contato, todas ficam iguais mesmo e com a tonalidade sempre extremamente branca. Especialista explica sobre o processo e a forma correta de escolher as lentes

27 Jan 2023 - 09h05 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 09h05
Curiosidades sobre as lentes de contato dental que você precisa saber  Lorena Bueri

Mais uma vez o assunto lentes nos dentes vira alvo das mídias.

Milhares de comentários estão circulando nas redes sociais sobre o sorriso dos participantes do BBB23. “Para entrar nesse BBB estão exigindo lente de contato nos dentes?” é um dos diversos comentários relacionados a questão.

Não é novidade que as lentes nos dentes se tornaram tendência nos últimos anos e ainda dividem muitas opiniões. Há quem ache lindo e também quem não goste da aparência.

Quando se fala de procedimentos estéticos, o gosto pessoal é o que deve ser levado em conta. Mas para o “senso comum”, afinal, onde está a linha que separa um sorriso harmonioso de um sorriso artificial?

Tem quem olhe uma gengiva super inchada e vermelha e comente: "mas essas lentes de contato nos dentes machucam toda a gengiva, né?" Mas, na verdade, esse problema pode ser causado por diversos outros fatores, inclusive pré-existentes antes da aplicação das lentes, como má higiene bucal, doenças periodontais ou até mesmo alergias.

A cirurgiã-dentista, especialista em periodontia e saúde bucal Dra. Bruna Conde, explica que a lente de contato dental ou faceta dentária consiste em recobrir os dentes com lâminas ultra finas de cerâmica ou resina. É possível mudar formato dos dentes e cor do elemento dental.

A escolha da técnica de preparo e do material escolhido é específica para a real necessidade de cada paciente.

Há casos onde o esmalte do dente necessita de grandes desgastes, por estar comprometido com alteração de cor ou cáries e restaurações antigas.

“Aqueles que optam por aplicar lentes dentárias sem realizar um estudo prévio, sem seguir os protocolos apropriados e sem preocupação com a saúde periodontal e a relação entre a estética branca e vermelha certamente irão obter um resultado catastrófico, não só no que diz respeito ao aspecto estético, mas também à saúde do paciente.” alerta Bruna Conde.

Agora quem faz apenas em pacientes com indicação e se preocupam com os mínimos detalhes de cada etapa do processo, o resultado é muito mais agradável, harmonioso e pode mudar a vida de muitas pessoas.

“Eu atendo aqui no consultório, em grande parte, pacientes que buscam retrabalhos, já tendo tido experiências negativas em outros consultórios. Estas são situações que exigem abordagens mais estratégicas, pois lidamos com a frustração do paciente, além das limitações presentes com o que já foi realizado. Esses casos, sem dúvidas, são desafiadores.” comenta a Dra. Bruna Conde.

Como aplicar lente dental de forma segura?
A partir da consulta inicial, o plano de tratamento, o planejamento e a execução devem ser feitos por profissionais qualificados. Harmonizar um sorriso não é apenas clareá-lo, mas sim adicionar estética de acordo com a anatomia individual, obedecendo aos limites de cada caso.

Uma maneira de garantir a previsibilidade no tratamento é a ferramenta digital de planejamento. “Tudo depende das necessidades do seu tratamento. É necessário realizar um diagnóstico e planejamento do seu caso, através de escaneamento digital, raio-X panorâmica, fotos, vídeos e o mock-up, que é como um ‘test drive’ do seu sorriso. Tudo isso será utilizado para criar um plano de ação individual e único. Ambas as técnicas possuem propósitos estéticos e práticos, contudo, é importante destacar que entre elas possuem distinções. Procure um bom profissional que possa lhe orientar de modo apropriado.” finaliza a Dra. Bruna Conde.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo