Beleza

Cuidados com o cabelo nos meses frios

A chegada do frio pode danificar muito as madeixas. Confira aqui os passos essenciais para ter fios saudáveis e hidratados mesmo durante os meses mais frios do ano

07 Abr 2023 - 12h12 | Atualizado em 07 Abr 2023 - 12h12
Cuidados com o cabelo nos meses frios Lorena Bueri

O inverno é uma época muito difícil para cuidar do cabelo. O tempo frio e seco pode causar estragos nos fios, deixando-os secos, quebradiços e sem vida. Mas não se preocupe, há muitas coisas que você pode fazer para manter seus cabelos saudáveis durante os meses mais frios e nós compilamos as melhores dicas aqui.

Em primeiro lugar, a hidratação é a chave. Embora a hidratação seja fundamental durante todo o ano, ela é essencial e indispensável para manter o cabelo saudável durante o inverno. Como o ar é mais seco, o cabelo pode facilmente ficar desidratado, então é importante manter o cabelo bem hidratado. Use um condicionador hidratante todas as vezes que lavar o cabelo e, uma ou duas vezes por semana, faça uma máscara de hidratação profunda ou um tratamento caseiro. Se seu cabelo estiver muito seco, considere usar um óleo capilar para ajudar a hidratar e fazer uma rotina de umectação com óleo 100% vegetal duas vezes no mês.

A próxima dica é evitar lavar o cabelo com água muito quente.  No inverno, pode ser bem tentador tomar banhos mais quentes, mas a água quente pode danificar o cabelo, deixando-o ressecado e sem brilho. Por isso, tente lavar o cabelo com água morna em vez de água quente, e se possível, lave o cabelo com menos frequência para evitar retirar a oleosidade natural do couro cabeludo.


O frio pode judiar muito dos fios. (Foto: Reprodução/ Sugar Cosmetics)


Um outro ponto importante e muito neglicenciado é o cuidado com o vento e o frio. O vento frio pode causar danos aos fios, deixando-os embaraçados e quebradiços e com aquele aspecto opaco. Se você tiver que enfrentar o vento, tente prender o cabelo em um coque ou faça um trança para evitar que ele fique solto e exposto ao vento. Além disso, usar um chapéu ou touca pode ser uma boa ideia se você pretende passar mais tempo exposta ao frio ou vento.

No outono e no inverno, costumamos usar mais secadores, difusores e escovas secadoras. Como você já deve estar cansada de saber, essas fontes de calor ressecam demais os fios e podem deixá-los quebradiços se usados com frequência. Por isso, não se esqueça de usar algum produto de proteção térmica antes de usar calor. 

Falando em cabelos ressecados e quebradiços, uma ótima forma de melhorar esse aspecto nas pontas do cabelo é cortá-las  regularmente. O importante é lembrar que esses cortes nas pontinhas não fazem seu cabelo crescer, como muitos achavam, mas melhora muito seu visual, já que acaba com aquelas incômodas pontas duplas. Você pode ir até um salão profissional a cada dois ou três meses ou cortar alguns "dedinhos" de comprimento em casa mesmo.

Cuidar do cabelo durante o inverno pode ser desafiador, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.  Hidratar o cabelo, evitar água quente, proteger o cabelo do vento e do frio, usar produtos de proteção térmica e cortar as pontas do cabelo regularmente são algumas das coisas que você pode fazer para manter seus cabelos saudáveis durante os meses mais frios. Lembre-se de que cada tipo de cabelo é único e pode precisar de cuidos especiais, mas isso você pode adaptar facilmente à sua rotina de cuidados capilares, pesquisando cuidados específicos para seu tipo de cabelo.

Foto destaque: Cuidados para os cabelos nos meses frios. Reprodução/Sugar Cosmetics

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo