O verão está chegando e agora é a hora de colocar o biquini e ir para a praia ou piscina se bronzear. Mas, existem alguns cuidados específicos que você deve tomar para ter uma pele bronzeada de maneira saudável. Afinal, a ideia é ter a pele dourada e não queimada certo? O especialista em estética Alberto Cordeiro nos conta como se preparar para alcançar o bronzeado perfeito.
pele bronzeada (Foto:Reprodução/Shutterstock)
O bronzeamento é um mecanismo de defesa da pele para evitar que a radiação do sol chegue até o DNA das células. “Toda melanina que estava inicialmente espalhada dentro da célula, concentra-se na parte mais superficial dela, tentando evitar a entrada da radiação. É como se fosse uma espécie de guarda-sol conferindo à pele uma coloração mais escura”, explica Alberto
O dermatologista esclarece que o protetor solar não serve para evitar que a pele se bronzeie, ele seve para proteger da queimação, que pode causar danos cumulativos durante a vida. Para potencializar o bronzeado Alberto explica que: “Alimentos ricos em betacaroteno podem potencializar e prolongar o bronzeado. Geralmente são alimentos de cor laranja ou amarela, tais como mamão, cenoura e tomate. O antioxidante presente nestes alimentos auxilia na não-oxidação da melanina, protegendo a célula e ajudando no bronzeado”.
Alberto indica se expor ao sol de uma forma gradual, para que a pele ganhe tempo de responder ao estímulo da radiação com um aumento adequado da produção de melanina. Sendo assim, para que o bronzeado dure mais tempo, o médico recomenda hidratar bastante a pele no período pós-exposição para prolongar o bronze.
https://lorena.r7.com/post/Waterless-aposte-nos-cosmeticos-em-barra
https://lorena.r7.com/post/Como-aumentar-a-producao-de-colageno-na-pele
https://lorena.r7.com/post/Descubra-a-argila-ideal-para-cada-tipo-de-pele
Para preparar a pele para receber aquele bronzeado que terá maior duração: “Tanto pela ingestão de alimentos específicos, quanto pela ingestão de antioxidantes orais, o ideal é que essa preparação comece a ser feita de uma a duas semanas antes da exposição solar”, orienta o dermatologista.
Nunca se esqueça de que a radiação solar pode prejudicar muito a pele, podendo levar a sérios danos. Por isso não faz bem exagerar na hora de se bronzear, e o protetor solar é indispensável.
Foto destaque: Cuidados com a pele para conquistar o bronzeado perfeito.Reprodução/Shutterstock