Mundo Animal

Crise climática ameaça borboletas e abelhas, podendo haver consequências no ramo alimentício

A crise climática tem afetado diversos animais polinizadores, entre eles estão as abelhas, os morcegos e as borboletas. Quando ameaçados de extinção, o ramo alimentício é diretamente prejudicado.

20 Ago 2022 - 21h16 | Atualizado em 20 Ago 2022 - 21h16
Crise climática ameaça borboletas e abelhas, podendo haver consequências no ramo alimentício  Lorena Bueri

Recentemente, as populações de abelhas têm diminuído. Além disso, mais da metade das espécies de morcegos nos EUA está diminuindo severamente e/ou estão listadas como ameaçadas de extinção. As borboletas-monarcas também estão correndo perigo de extinção, segundo cientistas internacionais. O maior problema é que esses animais têm em comum o fato de serem agentes polinizadores, ou seja, sem eles, as frutas, vegetais e algumas outras plantas acabariam não sendo polinizadas, gerando um grande problema para o suprimento de alimentos da população.

Em entrevista à CNN, o diretor de comunicações e especialista em vida selvagem do Zoo Miami, Ron Magill, comentou que uma em cada três porções do que comemos estão diretamente ligadas a um polinizador, e cerca de 30% da comida que comemos se deve às borboletas, abelhas, morcegos, entre outros polinizadores. Por isso, perder esses animais significa perder também alguns de nossos melhores alimentos. Na lista de alimentos que são afetados por esse problema, estão: Maçãs, melões, cranberries, abóboras, abobrinhas, brócolis e amêndoas. Esses dados são da FDA - Food and Drug Administration – dos Estados Unidos. As abelhas, por exemplo, são responsáveis por cerca de 90 culturas produzidas comercialmente, e até a famosa tequila está correndo risco. “Está tudo tão intrinsecamente conectado. Se você está comendo o alimento que é polinizado diretamente ou está comendo algo que depende desse polinizador”, disse Magill.

Para simplificar, é só pensar que se ingerirmos frangos, porcos e galinhas, e esses animais ingerem frutas, legumes, e outras plantas que dependem dos polinizadores, acabaríamos ficando sem os dois, pois uma coisa leva a outra.

A crise climática tem afetado bastante os polinizadores. Embora a seca intensa seja o fator que mais impacta esses animais, tem crescido frequentemente os efeitos do calor extremo, principalmente nas borboletas. “Como as borboletas são alguns dos insetos mais sensíveis às mudanças de temperatura, elas são consideradas o ‘canário da mina de carvão’ quando se trata de mudanças climáticas”, comentou Magill.

Além disso, um relatório da ONU – Organização das Nações Unidas – de 2019, apontou que um milhão de espécies estão sendo ameaçadas de extinção nas próximas décadas, conforme a crise climática acelera.


Borboleta Monarca. (Imaggem/Reprodução: Ron Magill/CNN)


No caso das abelhas, o declínio ficou aparente e de forma grave no ano de 2006. De abril de 2020 a abril de 2021, os apicultores mostraram uma perda de cerca de 45% de suas colônias. Os dados são do Colégio de Agricultura da Auburn University, que também relata que o volume médio aceitável é a perda de 20%. “A mudança climática impactou significativamente a borboleta-monarca migratória e é uma ameaça que cresce cada vez mais rápido; a seca limita o crescimento das asclepias [gênero botânico] e aumenta a frequência de incêndios catastróficos, temperaturas extremas desencadeiam migrações precoces antes que as asclepias estejam disponíveis, enquanto o clima severo tem matado milhões de borboletas”, relataram cientistas da União Internacional para a Conservação da Natureza.


Abelhas em favo de mel. (Imagem/Reprodução: Ron Magill/CNN)


Os morcegos também são insubstituíveis na segurança alimentar. Estudos recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que eles conseguem ingerir pragas suficientes para salvar mais de um bilhão de danos em plantações e custos de pesticidas nos EUA, principalmente quando se trata das plantações de milho, e eles também são polinizadores vitais. “Você não teria tequila se não tivesse morcegos, porque essa é a única coisa que poliniza a planta de agave que faz tequila”, disse Magill.

Os morcegos, porém, não são apenas polinizadores, mas também considerados grandes dispersores de sementes e críticos para o ecossistema, assim como os pássaros. “As sementes das frutas que eles comem germinam depois de passarem pelo sistema digestivo e depois são depositadas por onde eles passam para ‘plantar’ futuras árvores”, comentou Magill.


Morcegos frugívoros. (Imagem/Reprodução: Ron Magill/ CNN)


Para evitar que aumente as chances desses animais serem extintos, podemos começar evitando o uso de pesticidas e produtos químicos dentro de casa. Uma alternativa é começar a utilizar produtos orgânicos dentro de casa. A plantação de flores silvestres nativas também ajuda esses animais sobreviverem. “Esses são os postos de reabastecimento para nossos polinizadores”, completa Magill.

Acompanhe as mais variadas notícias aqui no portal Lorena R7.

 

Foto Destaque: Borboleta Eumaeus atala. Imagem/Reprodução: Ron Magill/ CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo