Notícias

Crianças Yanomami são adotadas ilegalmente em meio à crise na reserva indígena

Conselho Indígena de Roraima denunciou para órgãos públicos que crianças Yanomami estão sendo adotadas ilegalmente quando vão para a capital para atendimento médico

31 Jan 2023 - 12h00 | Atualizado em 31 Jan 2023 - 12h00
Crianças Yanomami são adotadas ilegalmente em meio à crise na reserva indígena Lorena Bueri

Em meio a grave crise sanitária e humanitária na comunidade Yanonami, o  Conselho Indígena de Roraima (CIR) denunciou a 14 órgãos públicos que crianças da região estão sendo adotadas de forma ilegal quando vão para a capital receber atendimento médico. Segundo o documento “crianças indígenas Yanomami que vêm às cidades em fluxos pendulares estão sendo encaminhadas para adoção e seus pais destituídos do poder familiar"


Criança Yanomami recebe atendimento de equipe de Saúde — Foto: Condisi-YY/Divulgação


O conselho cobra que medidas sejam tomadas para a proteção dos indígenas, assim como informações sobre estado de crianças que, encontradas desacompanhadas ou em vulnerabilidade, tenham sido encaminhadas para os órgãos acionados. O documento foi enviado para Funai, Ministério Público, Vara da Infância, secretarias de Saúde e do Trabalho de Roraima, ao Conselho Tutelar do estado, a um hospital e abrigos infantis.


Crianças Yanomami com desnutrição severa são atendidos por equipes do Ministério da Saúde — Foto: Condisi-YY/Divulgação


No começo do mês, quando técnicos do Ministério da Saúde foram na comunidade para averiguar situação dos indígenas , oito crianças foram resgatadas em estado grave durante um período de quatro dias. Posteriormente, após o Ministério declarar estado de emergência, no dia 21 de janeiro, um hospital infantil de Roraima registrou mais de 47 internações, com casos de malária, desnutrição, pneumonia, inflamação gastrointestinal, diarreia e picadas de cobra. 

Neste mesmo período, o presidente Lula, que após visita na comunidade disse estar abalado com a forma desumana como encontrou os povos da região,  criou o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. Coordenado pela casa civil, a proposta é que o comitê, através da articulação entre os poderes e federações, apresente, em até 45 dias, um plano de medidas para enfrentar os problemas da região.

Foto destaque: Crianças Yanomami resgatadas neste domingo, 22 de janeiro de 2023 — Foto: Weibe Tapeba/Sesai/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo