Beleza

Cravos na pele: Confira nossas dicas para se livrar dos pontinhos 

Juntamente com a acne, os cravos incomodam muitas pessoas. Descubra aqui as causas, tratamentos e prevenções contra os temidos pontinhos no rosto e corpo.

31 Mar 2023 - 09h15 | Atualizado em 31 Mar 2023 - 09h15
Cravos na pele: Confira nossas dicas para se livrar dos pontinhos  Lorena Bueri

Não importa se você negligencia os cuidados com a pele ou é a própria rainha da skincare, os cravos – acumulados de sebo e células mortas - já devem ter te tirado do sério alguma vez. Os pontinhos pretos ou amarelados surgem na pele por uma causa natural do nosso organismo: a produção de sebo é esperada e importante para manter a nossa pele hidratada. Entretanto, o problema dos cravinhos começa quando há produção em excesso tanto do sebo natural, quanto de outros componentes, entupindo assim, os folículos pilossebáceos. 


Regiões como nariz, boca e bochechas são as mais acometidas pelos cravos. (Foto: Reprodução/Prevention Magazine)


A produção em grande escala dessas substâncias pode ter uma variedade de causas, sendo algumas das mais comuns questões hormonais do seu próprio organismo, uso de produtos inadequados para sua pele ou até mesmo fatores como estresse e desequilíbrio na alimentação podem influenciar o surgimento de cravos, até certo ponto. Lembrando também que, cuidar com carinho, constância e com os produtos adequados para seu tipo de pele, é possível prevenir ou reduzir muito o surgimento dos tão temidos cravos. 

E se engana quem pensa que os cravos só acometem a pele do rosto. Muitas pessoas se incomodam com cravos em outras regiões como ombros, costas e seios. Sendo que os pontinhos nesses locais também têm a mesma causa daqueles que aparecem no rosto e tratamentos parecidos.

 A principal linha de combate contra os pontinhos é cuidar bem da sua pele: consultar um dermatologista para saber os produtos ideais para seu caso, seguir os tratamentos corretamente e não tentar espremer os cravos em casa – o ideal é fazer a remoção dos pontinhos apenas com um profissional habilitado.  

A chamada bacne também é a queixa de muitos pacientes nos consultórios de dermatologistas. (Foto: Reprodução/Stlyecraze)


 Caso seu problema persista mesmo com as mudanças de hábito e levando uma vida mais saudável - sono regulado, redução dos níveis de estresse, cuidados físicos e com alimentação, aliados à uma boa rotina de skincare - e isso ainda te incomode, uma nova consulta com um profissional é muito indicada, já que existem sim tratamentos específicos para a redução de cravos em casos em que os pontinhos são mais persistentes. 


Cuidados adequados podem ser um divisor de águas na saúde da pele. (Foto: Reprodução/Iryna Veklich/Getty Images)


Os tratamentos variam desde uso tópico de produtos, até extração profissional dos cravinhos e procedimentos como laser e ledterapia. Mas frisamos novamente a importância de consultar e fazer procedimentos apenas com profissionais autorizados e capacitados para isso. E de forma alguma esprema os cravinhos em casa, além de ficar muito suscetível a bactérias, espremê-los de forma caseira pode causar machucados e manchas.  

 Foto destaque: Cuidados com a pele são a principal prevenção contra os cravos. Reprodução/Braun CA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo