Notícias

Cratera com 25 metros de diâmetro aparece no deserto do Atacama

A cratera tem cerca de 200 metros de profundidade e surgiu em região de exploração de minérios no deserto do Atacama, especialistas afirmaram que o fenômeno não afetou a comunidade de Tierra Amarilla, área mais próxima ao sumidouro.

3 min de leitura
02 Ago 2022 - 19h40 | Atualizado em 02 Ago 2022 - 19h40

No último domingo (31), o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, o Sernageomin reconheceu o aparecimento de uma cratera de cerca de 25 metros de diâmetro e 200 metros de profundidade, próxima a mina Alcaparrosa, na comuna de Tierra Amarilla, no norte do Chile. Em comunicado, o diretor do Sernageomin, David Montenegro, disse que a agência enviou especialistas para o local e que nenhum material foi detectado, áreas que vão da entrada da propriedade até o canteiro de obras da mina Alcaparrosa foram fechadas.

O buraco está numa área onde fica uma mina de cobre que é operada pela empresa de exploração de minério Lundin Mining LUN.TO, do Canadá, a empresa canadense tem posse de 80% da propriedade e o restante é detido pela corporação comercial japonesa Sumitomo Corporation. 

A comuna de Tierra Amarilla está em alerta desde o surgimento da cratera, a região fica no deserto do Atacama e está há cerca de 600 metros de distância do buraco, técnicos da Secretaria da Região Ministerial - Seremi, estão monitorando o local e confirmaram que não houve danos na comunidade. 


Buraco está localizado em área de mineração em Tierra Amarilla, no Atacama. Foto Reprodução: Poder 360.


O prefeito de Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga disse em entrevista à imprensa local, postada em sua página no Facebook que o surgimento da cratera seria resultado das ações extrativistas que acontecem de maneira inadequada na região: "Estamos preocupados, pois é um medo que sempre tivemos como comunidade, o fato de estarmos cercados por jazidas de mineração e obras subterrâneas sob nossa comunidade. Iremos até às últimas consequências como município para proteger a nossa comunidade e acabar de uma vez por todas com estes abusos e a contaminação excessiva destas empresas mineiras" - disse Cristóbal.  

O ponto da cratera está a cerca de 665 km de distância ao norte da capital chilena Santiago, até agora a causa do fenômeno é incerta e desconhecida, o deserto do Atacama é o deserto mais alto do mundo, com 1.000 km de extensão se estende do norte do Chile até a fronteira com o Peru.

Foto Destaque: Cratera com 200 metros de profundidade surge no norte do Chile. Reprodução: Jovem Pan.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo