Notícias

Correio britânico entra em falha após ataque hacker de grupo supostamente ligado à Rússia

O ataque ocorrido ontem prejudicou a exportadora de produtos internacionais, porém medidas já estão sendo tomadas para punir os invasores e descobrir o que pode estar por trás da invasão

13 Jan 2023 - 14h30 | Atualizado em 13 Jan 2023 - 14h30
Correio britânico entra em falha após ataque hacker de grupo supostamente ligado à Rússia Lorena Bueri

Um correio no Reino Unido teve falhas em seu sistema e entrou em pane após um incidente causado pelo Lockbit ransomware, que é um software conhecido por bloquear acesso a computadores em troca de pagamento de resgate, e alguns especialistas em segurança digital disseram ter membros deste grupo criador do software na Rússia.

O correio chamado Royal Mail que é um serviço de exportação, ontem ainda não havia conseguido cumprir a missão de despachar itens para seus destinos por conta da interrupção. E para deixar os clientes um pouco mais tranquilizados e evitar mais problemas na exportação de produtos, a empresa alertou eles a não despacharem seus itens internacionais até um novo aviso deles.

Sobre qual medida será tomada e o que será feito a respeito do incidente, o Centro Nacional de Cibersegurança afirmaram estar trabalhando para entender melhor a força deste acontecimento junto ao correio e a Agência Nacional de crimes. E quanto a investigação do ocorrido, ela será feita pelo Gabinete do Comissário de Informação da Grã-Bretanha.

Além disto, o grupo Lockbit deixou claro que atacaram a empresa francesa Nuxe, que é produtora de cosméticos. O que confirma que eles não são inocentes de qualquer forma.


Foto: Logotipo na van do correio britânico. (Reprodução/Folha de S. Paulo/Uol)


O software Lockbit ransomware faz uma verificação de alvos valiosos antes de atacar os sistemas de empresa e organizações, para saber que há de mais valioso nelas. Eles também espalham infecção e criptografia em todos sistemas dos computadores da rede, para os proprietários e funcionários da empresa não conseguirem ter acesso. Ao invadir o sistema virtualmente eles costumam ameaçar as empresas e organizações atacadas com extorsões de dinheiro, roubo de dados com publicações ilegais e a mais conhecida delas, a interrupção de operações. Normalmente os hackers costumam evitar ataques a sistemas da Rússia e países de estados independentes, provavelmente tentando evitar processos nestes lugares.

Para se defender destes ataques as empresas e organizações podem adotar algumas medidas que ajudaram a prevenir a invasão. Entre elas estão, a implementação de senhas seguras e difíceis de descobrir, fazer reavaliação e simplificar as autorizações de contas dos usuários e apagar contas de perfis que não são mais utilizados ou estão desatualizados a um longo tempo.

Foto destaque: Hacker invade os dados de um computador. Reprodução/ cnbc

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo