Saúde

Coronavírus afeta trato genital masculino, diz estudo

Outros vírus também afetam negativamente tecidos do trato genital masculino como caxumba, Ebola, Zika e o SARS-COV-1. A caxumba é conhecida por causar esterilidade.

06 Mar 2022 - 14h00 | Atualizado em 06 Mar 2022 - 14h00
Coronavírus afeta trato genital masculino, diz estudo Lorena Bueri

Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos de Northwestern Feinberg School of Medicine em Chicago revelou que o vírus SARS-CoV-2 infecta tecidos do trato genital masculino. O estudo foi realizado com macacos rhesus contaminados e o vírus mostrou ter atingido pênis, testículos e próstata dos animais machos. Originalmente a doença se apresentou como uma infecção viral do trato respiratório, no entanto, a cada dia que passa, novas pesquisas demonstram que o vírus é capaz de danificar diferentes órgãos como, pulmões, rins, cérebro e coração.

Os primatas foram submetidos a exames de tomográficos computadorizados de corpo inteiro, na esperança de identificar o vírus nos pulmões e nariz por se tratar de uma infecção viral com suas características de transmissão. No entanto, o professor de biologia celular e do desenvolvimento Thomas Hope conta a surpresa “(...) mas o sinal que saltou para nós foi a disseminação completa através do trato genital masculino. Não tínhamos ideia de que o encontraríamos lá”, relata.


Coronavirus infecta demais orgãos além do sistema respiratório . (Foto: Reprodução/ Pexel)


Na Universidade de Medicina de São Paulo (USP) um grupo de pesquisadores, coordenados pelos professores Paulo Saldiva e Marisa Dolhnikoff realizaram a autópsia de 11 pacientes vitimas de complicações da Covid-19, entre 32 a 88 anos. O resultado apontou que o coronavirus é capaz de infectar as células do testículo, causando disfunção hormonal e fertilidade.  Evidências relacionando SARS-CoV-2 infectando à saúde sexual masculina e a fertilidade crescem a cada dia.

O pesquisador e médico andrologista Jorge Hallak, professor da Faculdade de Medicina e coordenador do Grupo de Estudos em Saúde do Homem do Instituto de Estudos Avançados da USP explica, “vimos por microscopia eletrônica que o coronavírus invadiu todas as células do testículo. O vírus está presente nas células que produzem espermatozoides, chamadas Sertoli, nas células que produzem testosterona, chamadas de Leydig, nos vasos sanguíneos e no arcabouço que dá suporte ao testículo”.

Outros vírus também podem afetar tecidos do trato genital masculino como Paramyxovirus, causador da caxumba, Ebola, Zika e o SARS-COV-1. A caxumba é amplamente conhecida por causar esterilidade masculina. Professor Hope acrescenta, “esses resultados indicam que a dor testicular, disfunção erétil, hipogonadismo, redução da contagem e qualidade de espermatozoides e diminuição da fertilidade associada à infecção por SARS-CoV-2”.

Estudos estimam que 10% a 20% dos homens que tiveram Covid-19 grave apresentam disfunção do trato genital. Apenas da porcentagem baixa são milhões de homens infectados.

 

Foto Destaque: Macacos rhesus contaminados foram examinados. Reprodução/ Jean-Francois Monier/Agence France-Presse/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo