Esportes

Copa do Mundo: relembre os ganhadores da bola de ouro de cada edição

Lista é extensa e conta com importantes nomes da história do futebol mundial. Jogadores de diferentes nacionalidades compõem rol estrelado de melhores das copas

30 Set 2022 - 21h45 | Atualizado em 30 Set 2022 - 21h45
Copa do Mundo: relembre os ganhadores da bola de ouro de cada edição  Lorena Bueri

A bola de ouro da Copa do Mundo é sem dúvidas um dos troféus mais cobiçados por qualquer jogador de futebol. Uma premiação histórica, com tradição quase centenária. A façanha de ser eleito o melhor jogador do torneio de seleções mais importante do planeta definitivamente não é para qualquer um, tanto que a listagem de premiados conta com um vencedor diferente para cada edição. No total, são 21 agraciados, que representaram suas seleções com maestria em cada copa disputada.

Nem sempre o melhor jogador de uma Copa do Mundo está na seleção campeã daquele torneio. O Brasil, por exemplo, é o país que mais teve jogadores premiados, foram 7 no total. Itália e Argentina podem se vangloriar de 3 vencedores da bola de ouro, cada uma. A listagem começará em grande estilo, relembrando os jogadores mais recentes até os primeiros vencedores.


Luka Modric (Foto: reprodução/David Ramos/Fifa)


Em 2018, Luka Modric levou o troféu de melhor jogador. Jogando pela Cróacia, ele e sua seleção foram a grande surpresa da copa, ficando em segundo lugar. A copa de 2014 também teve como premiado um vice-campeão, Lionel Messi que, mesmo levando o troféu individual, não pôde comemorar a vitória do torneio, vencido pela Alemanha. Em 2010, o uruguaio Diego Forlán foi o eleito e sua seleção amargou o quarto lugar na copa. Já no ano de 2006, o francês Zidane pôde ver sua seleção perder a final para Itália e ainda assim ter em mãos o troféu. A Copa do Mundo de 2002 teve um goleiro como o melhor do torneio. O alemão Oliver Kahn, mesmo tendo sua pior exibição na final do torneio e perdendo o título para o Brasil, levou para casa a premiação. Os brasileiros começam a aparecer na listagem: Ronaldo, na fatídica copa de 98, foi o destaque do torneio e ganhou o troféu, observando os franceses comemorar o título mundial. A copa de 1994, nesse retrospecto, é a primeira em que aparece um jogador campeão com sua seleção: Romário, que pôde comemorar duplamente seu sucesso. Em 1990, a Itália ficou na terceira colocação, mas tinha em seu elenco o melhor jogador daquele torneio, Schillaci. Maradona não poderia ficar de fora da lista, sendo campeão e premiado melhor jogador na copa de 86. O torneio de 1982 também teve um duplo campeão: Paolo Rossi comemorou com sua seleção italiana. O argentino Mario Kempes foi o vencedor da copa e da bola de ouro em 1978.

A histórica Holanda de 74 não foi a campeã mas teve seu talentoso Johan Cruijff premiado. O tricampeonato da seleção brasileira, em 1970 não poderia ser mais simbólico: Pelé pôde erguer a taça e comemorar seu desempenho individual.  Em 66, a campeã foi a seleção inglesa e teve também o peso da melhor atuação individual de Bobby Charlton. Garrincha foi agraciado em 1962, com o Brasil sendo bicampeão mundial. Na copa de 58, com o primeiro título canarinho, Didi levou o troféu individual para casa. Puskas foi o vencedor do prêmio na copa de 54, mesmo sendo vice-campeão com a sua seleção húngara. No fatídico “Maracanaço”, Zizinho amargou a derrota em casa contra o Uruguai mas tinha em mãos o troféu de melhor jogador. A Segunda Guerra Mundial criou um hiato na lista de copas e a próxima é a de 1938, vencida pela Itália, mas com a premiação de um brasileiro, Leônidas da Silva. Na copa de 34 Giuseppe Meazza pôde comemorar com a sua seleção italiana suas duas premiações e, fechando a lista como primeiro ganhador, o uruguaio José Nasazzi em 1930, vendo a seleção do Uruguai também ser a campeã da primeira edição da Copa do Mundo.

Foto destaque: Pelé, Maradona, Romário e Zidane (Reprodução/Arquivo Lance!)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo