Empreendedorismo

Conta PJ: porque criar e quais os benefícios

Para o pequeno e médio empreendedor, criar uma conta jurídica (PJ), destinada somente ao seu negócio, pode ser um diferencial e atalho para o sucesso do negócio.

05 Set 2022 - 10h00 | Atualizado em 05 Set 2022 - 10h00
Conta PJ: porque criar e quais os benefícios  Lorena Bueri

Segundo uma pesquisa realizada pela Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, o Brasil é o 7º país com mais empreendedores do mundo, por isso, o brasileiro pode ser considerado um empreendedor nato. E o lado positivo é que o povo está empreendendo mais por identificarem uma oportunidade e apostarem nela do que por pura necessidade. A taxa relativa a esse tipo de empreendimento subiu de 66% para 76%.

Alinhado a esse crescimento, o número de indivíduos bancarizados, ou seja, incluídos no sistema bancário brasileiro, também aumentou. De acordo com o Banco Central, de janeiro de 2020 a junho de 2021, 38 milhões de brasileiros abriram sua primeira conta bancária, mostrando um aumento no acesso a produtos e serviços financeiros.

Entretanto, não é porque as pessoas estão com mais acesso que, necessariamente, estão utilizando os recursos adequados. Para um empreendedor iniciante, por exemplo, é essencial utilizar ferramentas e soluções corretas para alguém que é responsável por administrar uma empresa.

Uma situação bem comum é empresas não irem para frente porque seus fundadores não conseguem separar as finanças pessoais e as da empresa. Ao longo prazo, isso se torna algo insustentável e o empreendedor que iniciou o sonho do próprio negocio é obrigado a fechar as portas.

Então, utilizar as melhores ferramentas disponíveis no mercado, abrindo uma conta jurídica, pode ser o que falta para alguns empreendedores alavancarem o sucesso de seus negócios.


Mulher empreendedora (Foto: Reprodução/Instagram)


Como criar uma conta PJ?

Para criar uma conta de pessoa jurídica, é fundamental analisar os benefícios e escolher uma instituição financeira adequada para se vincular. Para isso, é prudente levar em conta as taxas cobradas, a reputação da instituição e as linhas de crédito fornecidas. Ademais, é necessário providenciar os seguintes documentos: contato ou estatuto social, identificação dos representante, como RG, CPF ou CNH, ata de eleição de diretoria, se houver, e procuração, se no caso for necessária.

A criação de uma conta jurídica traz alguns benefícios para o empreendedor, como facilidade em organizar as finanças da empresa, acesso a benefícios e produtos exclusivos e maior credibilidade e facilidade de negociação com outras empresas.

Foto destaque: mulher empreendedora. Reprodução/Pinterest. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo