Notícias

Consumo de maconha nos Estados Unidos bate recordes e é mais popular entre os jovens

Segundo levantamento de empresa Gallup, a erva é mais consumida entre os adultos de 18 a 34 anos. Por outro lado, o tabaco segue sendo a preferência dos mais velhos.

29 Ago 2022 - 09h31 | Atualizado em 29 Ago 2022 - 09h31
Consumo de maconha nos Estados Unidos bate recordes e é mais popular entre os jovens Lorena Bueri

De acordo com pesquisa realizada pela empresa Gallup, americanos consomem mais maconha do que cigarros de tabaco. Os dados foram coletados em uma pesquisa de consumo no cotidiano, no final de julho deste ano.

Segundo o levantamento, 16% dos norte-americanos fumam maconha regularmente. Por outro lado, os que fumam tabaco representam uma porcentagem menor, atingindo 11%. Foi a primeira vez que os fumantes de tabaco ficaram atrás. Em 1954, 45% dos entrevistados afirmaram consumir cigarros de tabaco. Desde 2010, a maior porcentagem foi de 22%.

Em comparação com outras pesquisas da Gallup, o índice de uso da erva bateu recordes e foi o maior da história, desde 2013, ano de fundação da empresa. Naquela oportunidade, 7% fumavam maconha frequentemente. 


Cigarros de maconha. (Reprodução: BBC/Getty Images).


A erva é mais popular entre os jovens. Segundo a mesma pesquisa, entre as pessoas de 18 a 34 anos, 30% admitiram que fumam cannabis e 8% o tabaco. Por outro lado, entre os mais velhos a situação é a inversa. Entre pessoas com mais de 55 anos, apenas 7% fumam maconha, enquanto o tabaco chega a 14%. 

O índice de quem já experimentou a erva pelo menos uma vez na vida também está em alta. Neste ano, 48% dos entrevistados afirmaram que já utilizaram, 1 ponto percentual a menos que em 2021. Um crescimento absurdo, visto que em 1969, apenas 4% já haviam utilizado.

Apesar do crescimento da maconha, o álcool segue liderando e é a droga mais consumida nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, 45% revelaram que tomaram bebidas alcoólicas na semana anterior à pesquisa, e 23% consomem de maneira ocasional.

O consumo de álcool no país variou muito pouco durante os anos, mantendo uma média estável. Hoje, 67% dos americanos afirmam beber. Em 1939, esse número era de 58%. Chegou ao ápice em 1974, quando 71% das pessoas consumiam, seguido por 1981, com 70%.  

Foto destaque: Folhas de cannabis. Reprodução:Carlos Jasso/Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo