Moda

Consumo consciente: Saiba como ter uma relação saudável e sustentável com o guarda-roupa

A moda consciente veio para a sociedade como uma forma para ter um guarda-roupa inteligente, além de garantir a sustentabilidade por meio do descarte adequado das peças.

23 Ago 2022 - 10h15 | Atualizado em 23 Ago 2022 - 10h15
Consumo consciente: Saiba como ter uma relação saudável e sustentável com o guarda-roupa Lorena Bueri

A sociedade atual tem compartilhado de um movimento onde busca usufruir dos bens materiais que a rodeiam de maneira consciente, e isso também está se refletindo no guarda-roupa.

Afinal, se antes a necessidade de repetir peças de roupas era vista como motivo de vergonha - uma visão ainda partilhada por muitos -, hoje, muitas pessoas, inclusive os famosos, estão prezando por um guarda-roupa inteligente, usufruindo da criatividade para dar um novo olhar para algo já utilizado.

“Se não vale repetir roupa, não vale nem comprar”

Esse foi o depoimento da apresentadora Ana Maria Braga após os telespectadores analisarem a sua repetição de peças no figurino para apresentar o programa. E inspirados pelo seu exemplo,  Patrícia Poeta, Manoel Soares fizeram o mesmo, no dia seguinte, no “Encontro”, assim como os apresentadores do programa da mesma emissora “É de casa”, que aceitaram o desafio.


Ana Maria Braga pratica a moda consciente no seu programa.(Foto: Reprodução/Globo)


A consultora de moda, Ana Soares contou para o Gshow que a cultura social relacionada a não repetir as roupas, muitas das vezes incentivada pela crença de que os famosos se recusam a repetir as roupas “é inconcebível. É como se essas pessoas tivessem que gastar ou tivessem que ter um guarda-roupa gigantesco. Entra muito julgamento", explica a consultora de moda Ana Soares.

Compreenda a mudança da indústria 

Todavia, esse pensamento não tem mudado apenas na população, mas também na  própria indústria industria da moda, que vem assumindo os conceitos de sustentabilidade e iniciativas para apoiar brechós, indo na contramão do aumento de preço das grandes redes de compras.


Artista Luiza Sonza pratica moda sustentável repetindo salto. (Foto: Reprodução/Instagram)


Com isso, as pessoas tem analisado previamente as suas escolhas de vestuário e estudando o conceito de moda circular, que consiste em compreender o ciclo de vida em uma peça, indo desde a sua produção até o fim da sua vida útil, visto que: “as pessoas não querem contribuir para o descarte rápido, para os lixões de roupas de grandes corporações, e para poluição", afirma Ana.

Confira dicas para ter um consumo responsável

Para aderir o movimento da moda consciente, a especialista oferece algumas dicas para analisar antes de comprar uma peça. A primeira é questionar o consumo; "Eu preciso comprar isso? Vou conseguir aproveitar essa peça com o máximo de tempo?", além disso, é aconselhável que investigue sobre a roupa, afinal “De onde vem isso que estou comprando? Como essa empresa vem produzindo o material? A maioria das empresas tem uma aba de responsabilidade socioambiental [para ajudar nessa questão].", conta a profissional.

Além do mais, é indicado que antes de adquirir uma vestimenta, se inspire na quantidade de composições que pode realizar com ela considerando o que já tem no guarda-roupa, e quando não necessitar mais dela, praticar a doação da peça é uma indicação que evita o descarte inadequado das roupas.

 

Foto Destaque: Ilustração sobre moda consciente. Reprodução/Freepick

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo