Moda

Conheça os smart textules, os tecidos com sensores

Descubra como os smart textiles unem moda e tecnologia que irá nos transportar para uma experiência sensorial através das roupas que usamos, simulando abraços e outras interações humanas.

3 min de leitura
21 Dez 2021 - 17h11 | Atualizado em 21 Dez 2021 - 17h11

O sensorial faz parte da moda através da textura do tecido, do caimento da peça, do cheiro da roupa e do material contra a pele. Assim como na tecnologia, podemos ampliar a experiência sensorial em ambiente digital utilizando os smart textiles. Eles unem moda e tecnologia facilitando o envio de mensagens expressivas a amigos e familiares que não vemos há um tempo por meio de sensações físicas geradas por protocolos digitais.


camisa que simula abraços (Foto:Reprodução/CuteCircuit)


Eles são sensores que ficam conectados em rede e que criam estímulos táteis de pressão, vibração ou calor sendo enviados a partir de gestos ou movimentos detectados sobre a extensão do tecido. Os smart textiles são interações físico-digitais através do toque e propõe experiências que conectam pessoas pela superfície da própria pele através de wearables user friendly, que são peças que simulam abraços e contatos mais humanos.

“Nossa pele nos ajuda a conectar. Estudos provam, cientificamente, que a nossa pele e seu toque são responsáveis pela nossa interação enquanto humanos, seres sociais”, afirma Bruna Petreca, pesquisadora em Human Experience no Materials Science   Research Centre na Royal College of Arts. O isolamento social abriu caminhos para a comunicação de sensações físicas táteis também pudesse acontecer através do digital, com o toque à base da interação com o touch de nossos gadgets.

 

https://lorena.r7.com/post/Compreenda-o-estilo-da-cantora-Billie-Eilish

https://lorena.r7.com/post/O-retorno-da-alfaiataria-esportiva

https://lorena.r7.com/post/Saiba-o-significado-das-cores-para-usar-no-seu-Reveillon


Já existem projetos como o “Magic Lining”, que usam nanomotores integrados à trama de um tecido. Os pesquisadores criaram um vestido que permite às pessoas que o usem sentirem como se seus corpos fossem feitos de um material diferente. Os smart textules propõe uma nova relação com o vestuário através de dispositivos que interagem com a nossa pele por meio de uma camada têxtil e que vibram em padrões específicos para criar sensações. O resultado de tudo isso será uma nova forma como a moda e o vestuário são vistos. No futuro, as pessoas terão a experiência de vestir emoções projetadas por designers.   

 

Foto destaque: Smart Textules.Reprodução/CuteCircuit

Deixe um comentário