Beleza

Conheça os peptídeos, o ativo da vez nos produtos de beleza

Os peptídeos são moléculas que estão sendo usados no mercado de beleza e possuem inúmeros benefícios, como o rejuvenescimento celular, além de não causar irritação na pele.

3 min de leitura
04 Jan 2022 - 09h57 | Atulizado em 04 Jan 2022 - 09h57

A área de skincare traz novidades a todo momento com fórmulas e ativos cada vez mais tecnológicos e potentes. Uma das últimas novidades que chegou no mercado de beleza são os peptídeos, que revolucionou os produtos antissinais com benefícios de estímulo a produção de colágeno e elastina, hidratação, clareamento de manchas e ação antioxidante.


peptídeos é o ativo da vez nos produtos de beleza (Foto:Reprodução/Getty Images)


Com o passar dos anos de vida, o corpo humano passa a apresentar deficiência de algumas das proteínas. Porém, fica difícil fazer a reposição por meio dos dermacosméticos, pois se trata de partículas muito grandes para serem absorvidas de forma cutânea, já que são formadas pelo agrupamento de mais de 70 aminoácidos.

Conforme essas moléculas vão se reunindo, e antes de atingirem o número necessário para gerar uma proteína, os peptídeos vão sendo formados. A médica dermatologista Patrícia Mafra explica: “Por serem menores, eles conseguem ser absorvidos com mais facilidade pela nossa pele, e acabam promovendo uma autorregulação estimulando a produção das proteínas que estão deficientes”.

Na pele, os peptídeos estimulam o corpo a sintetizar colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e firmeza. “Além disso, ajudam na flora cutânea e têm poder hidratante. São bem gentis, sendo um ativo interessante para cútis sensíveis, diferente de muitos ácidos que estimulam a produção de proteínas por meio da renovação celular, mas acabam sendo mais agressivos”, explica a dermatologista Luciana Garbelini, membro da SBP. 

https://lorena.r7.com/post/Cuidados-para-manter-uma-pele-saudavel-nesse-verao

https://lorena.r7.com/post/5-tipos-de-maquiagens-que-farao-sucesso-em-2022

https://lorena.r7.com/post/4-dicas-para-evitar-a-acne-masculina-devido-ao-uso-de-mascaras-no-verao


Os benefícios do uso dos peptídeos são: estimulam a produção de colágeno, elastina e outras proteínas benéficas à pele; reduzem a formação de rugas devido à modulação da contração muscular excessiva; promovem melhora da hidratação cutânea; refinam a textura da pele e clareiam manchas; diminuem a irritação na pele e ajudam na recuperação da barreira cutânea; possui ação antioxidante.

Os peptídeos podem ser usados em todos os tipos de pele, promovendo renovação celular e sem causar irritação. Eles podem ser encontrados em diferentes tipos de produtos. Para as peles oleosas, são indicados os séruns, e para as peles secas, os cremes e óleos.

Durante o dia, pode ser usado no lugar de um antioxidante e, à noite, substituindo ácidos de ação renovadora. O uso deve ser normal – até duas vezes ao dia – já que o exagero não vai trazer benefícios extras”, orienta a dermatologista.

 

Foto destaque: Peptídeos.Reprodução/Getty Images

 

Deixe um comentário