Beleza

Conheça os diferentes tipos de pentes

Existem diferentes tipos de pentes e escovas, cada um com uma finalidade específica que pode afetar a saúde e finalização dos cabelos. Descubra a escolha certa para seu cabelo!

06 Mai 2023 - 21h35 | Atualizado em 06 Mai 2023 - 21h35
Conheça os diferentes tipos de pentes Lorena Bueri

Os pentes e escovas são ferramentas essenciais para cuidar dos cabelos, mas nem todos são iguais. Existem diversos tipos de pentes e escovas, cada um com uma finalidade específica, que podem afetar diretamente a saúde e finalização dos fios, seja para o bem ou para o mal.

Começando pelos pentes, existem opções com dentes largos, indicados para desembaraçar os cabelos molhados e evitar a quebra dos fios. Já os pentes com dentes finos são ideais para separar mechas durante a finalização de penteados, como tranças e coques. Os pentes de madeira também são uma boa opção, além de serem mais ecológicos,  ajudam a distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os mais hidratados e saudáveis. Além disso, a madeira não produz eletricidade estática, o que reduz o frizz e mantém o cabelo mais disciplinado, sendo o melhor aliado de quem deseja diminuir o frizz.

Já as escovas possuem cerdas, que podem ser de diferentes materiais, como plástico, metal, madeira e cerâmica. As escovas com cerdas de plástico são mais comuns e são indicadas para desembaraçar os cabelos secos, mas é importante escolher uma opção com cerdas macias para não danificar os fios. As escovas com cerdas de metal são ideais para pentear os cabelos durante a aplicação de tinturas ou descolorações, pois ajudam a espalhar o produto de forma uniforme e evitar manchas. Porém, é importante tomar cuidado para não machucar o couro cabeludo.


Diferentes materiais e espessuras podem fazer uma grande diferença nas madeixas. (Foto: Reprodução/Brunette on a mission)


As escovas de madeira, como os pentes, ajudam a distribuir a oleosidade natural das madeixas, além de reduzir o frizz e ajudar no alinhamento dos fios. Uma outra opção no universo das escovas é a escova de cerâmica. Ela é indicada para quem quer finalizar o cabelo com um aspecto mais liso, ajudando a distribuir o calor do secador de forma mais uniforme e reduzir o frizz.

Além disso, existem as escovas térmicas, que possuem cerdas metálicas e são indicadas para quem quer alisar os cabelos com o uso do secador. Essas escovas possuem um sistema de aquecimento que ajuda a reduzir o tempo de secagem e deixar os fios mais lisos e disciplinados. Porém, é importante tomar cuidado para não aquecer demais o cabelo, o que pode danificar os fios.

Por fim, é importante ressaltar que a escolha do tipo de pente ou escova também deve levar em consideração o tipo de cabelo. Por exemplo, cabelos mais finos e delicados podem se beneficiar mais de pentes e escovas com cerdas macias, enquanto cabelos mais grossos e volumosos podem precisar de escovas com cerdas mais firmes.

A escolha do tipo de pente e escova pode fazer toda a diferença na saúde e finalização dos cabelos, por isso é muito importante escolher uma opção que seja adequada ao tipo de cabelo e finalidade desejada, além de tomar cuidado para não danificar os fios durante o processo de pentear e finalizar. Além de manter os cuidados para seu tipo específico de cabelo e usar as escovas e pentes corretamente (evitar pentear cabelo molhado e desembaraçar os fios de baixo para cima com muito cuidado) podem deixar seu cabelo ainda mais bonito e saudável.

Foto destaque: Conhecer seu tipo de cabelo é fundamental para escolher o pente ou escova mais adequado a ele. Reprodução/Pattern

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo