Notícias

Conheça os cinco primeiros ministros anunciados pelo Lula

O Lula, presidente eleito, anunciou os cinco primeiros nomes da equipe ministerial que farão parte de seu governo que começará em janeiro de 2023

09 Dez 2022 - 16h42 | Atualizado em 09 Dez 2022 - 16h42
Conheça os cinco primeiros ministros anunciados pelo Lula Lorena Bueri

Em entrevista realizada nesta sexta-feira, 9, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu início à divulgação dos primeiros nomes que irão formar a equipe de ministros no governo federal com início em janeiro de 2023.

Em seu discurso, foram anunciados os cinco primeiros nomes: Fernando Haddad (ministro da Fazenda), José Múcio Monteiro (ministro da Defesa), Rui Costa (ministro da Casa Civil), Flávio Dino (ministro da Justiça) e Mauro Vieira (ministro das Relações Exteriores).

 

Conheça os cinco membros do grupo ministerial do governo Lula

 

Fernando Haddad (PT) - Ministério da Fazenda


Fernando Haddad, escolhido para o Ministério da Fazenda. (Foto: Reprodução/PT)


Fernando Haddad, anunciado como ministro da Fazenda, já foi prefeito da cidade de São Paulo de 2013 até 2016.

Haddad é professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em bacharel em direito, mestre em economia e fez doutorado em filosofia.

Entre 2005 e 2012, ocupou o cargo de ministro da Educação durante os governos de Lula e Dilma Rousseff.

Disputou a reeleição para prefeito de São Paulo em 2016, se candidatou para presidente em 2018 e governador de São Paulo em 2022, mas foi derrotado nas três eleições.

 

José Múcio Monteiro - Ministério da Defesa

José Múcio Monteiro é formado em engenharia civil na Escola Politécnica de Pernambuco, já ocupou cargos na agroindústria no estado nordestino e em Mato Grosso.

Como político, Múcio foi vice-prefeito de Rio Formoso, município do estado pernambucano, no período de 1976 a 1982 e depois, tornou-se prefeito da mesma cidade nos anos de 1982 e 1983. Em 1991 e 2011, foi eleito como deputado federal.

Em 2018, ocupou o cargo de presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Rui Costa (PT) - Ministério da Casa Civil

Nascido em Salvador, capital da Bahia, Rui Costa foi escolhido para ser o novo ministro-chefe da Casa Civil.

Economista e político, com filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), é o atual governador da Bahia, foi candidato e eleito no ano de 2014 e reeleito em 2018, ainda no primeiro turno.

Rui Costa fez curso de instrumentação industrial na Escola Técnica Federal da Bahia (atual IFBA), graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia.

 

Flávio Dino (PSB) - Ministério da Justiça

Confirmado como ministro da Justiça, Flávio Dino é ex-governador e senador pelo estado do Maranhão.

Natural de São Luís do Maranhão, Dino teve passagem nos Três Poderes da República, foi juiz federal, ex-governador do Maranhão, ex-deputado federal e eleito senador.

Desde 1993, é advogado e professor de direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestrado em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB), de 2002 a 2006.

 

Mauro Vieira - Ministério das Relações Exteriores

Embaixador do Brasil na Croácia desde 2018, Mauro Vieira, já tem experiência nesse cargo, quando exerceu entre 2015 e 2016 no governo Dilma Rousseff, no entanto, acabou exonerado da função por conta do impeachment da ex-presidente.

Vieira já ocupou grandes cargos no exterior, a exemplo da embaixada na Argentina, em Washington e representou o Brasil nas Nações Unidas, em Nova York.

O futuro ministro tem bacharelado em direito pela Universidade Federal Fluminense.

 

Foto Destaque: Lula discursando na COP27 (Reprodução/Ricardo Stuckert/PT)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo