Bem Estar

Conheça os benefícios da dieta 100% vegetal

Buscando uma vida mais saudável e um planeta mais sustentável, os adeptos da alimentação baseada em plantas crescem cada vez mais no Brasil. A banana é uma fruta rica em triptofano, precursor da serotonina, responsável pela área reguladora do sono.

17 Jan 2022 - 21h57 | Atualizado em 17 Jan 2022 - 21h57
Conheça os benefícios da dieta 100% vegetal Lorena Bueri

Alimentação natural a base de vegetais frescos ganham cada vez mais espaço no prato da população brasileira. A dieta total baseada em plantas e as intenções vão desde a busca por uma  vida mais saudável até a manutenção e sustentabilidade do meio ambiente. Devido a ampla variedade de alimentos,  fica fácil para quem está no Brasil consumir tais produtos. A opção por uma dieta 100% vegetal é uma tendência mundial e também está associada à diminuição dos impactos ambientais.


Alimentos frescos. (Foto: Reprodução/Fernando Frazão/ Agência Brasil)


Os produtos de origem vegetal na dieta vegetariana preserva um padrão alimentar  predominantemente.  Neste padrão de consumo de alimentação, a carne e o pescado encontram-se excluídos, todavia pode incluir ovos ou lacticínios em alguns casos.

Cresce a cada ano o número de vegetarianos no Brasil. Segundo uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), trinta milhões de brasileiros já são vegetarianos. É significativo o aumento de 14% da população, um crescimento de 75% em relação a 2012, quando proporção era de 8%.

De acordo com o líder da sociedade, Mateus Alexandre dos Santos, as receitas são simples e saborosas, baseadas em versões conhecidas, e por isso, agradam as mais diversas pessoas. Ele ainda comenta que é necessário incluir tal alimentação no cardápio das escolas para melhorar a qualidade da merenda escolar.

“É uma forma de incentivar novos sabores para as crianças e reduzir o consumo de proteína animal, com uma fonte nutritiva e que pode ser replicada em casa, já que são opções fáceis de se encontrar nas feiras e mercados”, reafirmou Mateus.

Segundo a nutricionista Bruna Nascimento, especialista sênior em políticas alimentares no programa Alimentação Consciente Brasil “Uma dieta à base de vegetais está relacionada com riscos reduzidos de diversas doenças, como cardiovasculares, diabetes do tipo 2, hipertensão, alguns tipos de câncer e obesidade”, disse a nutricionista.

A dieta 100% vegetal também já se encontra como uma das queridinhas dos famosos, a apresentadora e ativista Luiza Mel é uma das adeptas “Parece que as pessoas estão dormindo. Os efeitos não vão acontecer daqui a alguns anos, já estão acontecendo. A gente já está vivendo absurdos. E a maneira mais rápida de a gente controlar isso, de a pessoa poder fazer a diferença, é tirando os animais do prato”, afirmou Luiza nas redes sociais.

Foto Destaque: Kendall Rae Johnson, Geórgia, nos Estados Unidos. Reprodução/aGROWKulture.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo