Beleza

Conheça os benefícios ao utilizar produtos gelados no rosto e fuja do gelo na rotina de skincare 

Segundo dermatologistas, o gelo pode causar queimaduras no rosto e seu benefício não é duradouro. Alternativas como rollers e compressas geladas são as mais indicadas e seguras.

02 Mar 2022 - 22h00 | Atualizado em 02 Mar 2022 - 22h00
Conheça os benefícios ao utilizar produtos gelados no rosto e fuja do gelo na rotina de skincare  Lorena Bueri

Sabemos que as redes sociais sempre foram fortes em lançar tendências, e na pandemia isso ficou ainda mais claro. Na área da beleza não está sendo diferente, e uma das novidades é a utilização do gelo na rotina de skincare. Mas você sabia que essa prática não traz resultados duradouros e ainda pode machucar sua pele?!

É necessário usá-lo com bastante cautela, e existem outras alternativas mais eficientes para substituir o gelo. A revista Capricho, juntamente com duas profissionais, explicam o motivo para não fazer o uso e como cuidar da pele de forma segura. 

Segundo a dermatologista Vanessa Perusso, não é seguro utilizar o gelo sem orientação de profissionais. “Precisamos ter cuidado, porque, se deixarmos o gelo por um tempo prolongado, ele vai causar queimadura na pele, queimadura com coisas geladas também acontecem. Isso causa lesão na pele, alteração na pigmentação, e pode ficar realmente machucado", orienta a profissional. 

Ainda segundo Vanessa, o gelo serve apenas para alguns casos, como a acne e a rosácea. Ao utilizá-lo, pode-se perceber uma diminuição da vermelhidão devido à vasoconstrição que o gelo faz na pele. 

Se mesmo assim você ainda quer utilizar, a médica Geisa Costa indica usá-lo enrolado em um pano limpo ou dentro de um saquinho, para evitar o contato direto com a pele e não causar danos. “Muita gente fala que o gelo fecha os poros, mas esse efeito passa e eles voltam ao normal. O gelo tem uma ação anti-inflamatória sim, mas é curta e passageira!”, explica. 


Modelo russa, Irina Shayk, usa gelo na rotina de skincare  (Foto:Reprodução/Gshow/Instagram)


E qual outra alternativa é mais segura? 

“A técnica pode ser válida, mas não necessariamente utilizando o gelo. A melhor alternativa são as compressas geladas (como as de sachês de chá) e deixar acessórios como rollers e gua-sha na geladeira é um ótimo auxílio para a hora de fazer uma massagem facial“, indica Vanessa.  

Ainda segundo a Capricho, outra dica é utilizar máscara facial gelada uma vez por semana, e os rollers podem ser usados todos os dias, de preferência na parte da manhã.

Seguindo essas orientações , você pode conquistar uma pele mais firme, devido o aumento da produção de colágeno; diminuição do inchaço, como a olheiras; acalmar a pele; diminuição da vermelhidão, como no caso da rosácea, e diminuição de inflamações causadas por cravos e espinhas. 

Gostou das dicas? Já conhecia? Se for experimentar o gelo, lembre-se de consultar um dermatologista para não agravar seu problema de pele. 

 

Foto destaque: Gelo no rosto pode causar queimaduras. Reprodução/Sobrancelhas.com 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo