Saúde

Conheça os autotestes e suas vantagens e desvantagens

O PNE-Teste tem a finalidade de expandir o diagnóstico da covid-19 por meio do teste rápido de antígeno (TR-Ag) para uso em indivíduos sintomáticos e assintomáticos.

01 Fev 2022 - 09h45 | Atualizado em 01 Fev 2022 - 09h45
Conheça os autotestes e suas vantagens e desvantagens Lorena Bueri

Os autotestes para detecção de doenças  infectocontagiosas  funcionam como aliados da população no combate a um surto pandêmico. Com a Covid-19 não é diferente, entretanto é necessário conhecer as regras de uso, fornecidas por cada fabricante, estabelecer uma política pública clara e transparente a respeito da sua utilização correta e, principalmente,  quanto ao reporte dos resultados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pede mais informações sobre os autotestes ao Ministério da Saúde, desde o início do ano, para que possam reunir os estudos que sustentem a necessidade e  a regularização dos futuros testes.


Anvisa recebe pedido de liberação de autoteste. (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Segundo a Anvisa, atualmente, no país, são permitidos somente os autotestes para detecção de diabetes, HIV e os conhecidos testes de gravidez. O governo federal criou o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, conhecido por PNE-Teste. O documento contendo o funcionamento do PNE-Teste inclui as orientações sobre a autotestagem (AT-Ag), por meio do uso de TR-Ag para detecção do SARS-CoV-2, que poderá ser adquirido em farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos. Os autotestes são realizados pelo próprio indivíduo em casa ou local de sua escolha.

Na última sexta-feira (28), a Anvisa abriu a possibilidade de comercialização de testes para detecção do novo coronavírus, os quais poderão ser aplicados por qualquer pessoa que os adquira, os testes podem ser realizados em si mesmos ou amigos e familiares.

Deve-se levar em consideração também o impacto relacionado a possíveis erros de execução de ensaios, que, além de repercutir na qualidade de vida dos usuários, podem afetar os programas de saúde pública”, informou a Anvisa em nota.

Especialistas dizem que a leitura e interpretação dos autotestes podem não ser tão simples assim, uma vez que poderiam gerar confusões a respeito dos sintomas e da falta de isolamento. Segundo o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o uso dos autotestes deve ser feito com cuidado, sendo o treinamento essencial para evitar a interpretação equivocada dos resultados.

 

Foto Destaque: Autotestes no combate  ao novo coronavírus. Reprodução: Fred Tanneau/ AFP. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo