Tech

Conheça como funcionam as lâmpadas smart

As lâmpadas smart podem ser controladas pelo smartphone, através de aplicativo, mesmo a distância, variam de cor e é possível programa-las para um horário especifico em que elas serão ligadas ou desligadas

24 Fev 2022 - 10h15 | Atualizado em 24 Fev 2022 - 10h15
Conheça como funcionam as lâmpadas smart Lorena Bueri

A primeira linha de lâmpadas inteligentes foi divulgada pela Philips em 2012, na época a Philips Hue já contava com algumas funções que encontramos nas lâmpadas de hoje, como comando através do smartphone e a opção de mudança de cor e intensidade da luz. A novidade chegou ao Brasil em 2014, inicialmente o kit tinha três lâmpadas e o hub, no valor de R$1.299, quando lançado.

Mesmo com os avanços tecnológicos essas lâmpadas smart mantem o mesmo formato dos modelos tradicionais, inclusive a maior parte dos aparelhos que são comercializados no Brasil utilizam o soquete E27, que é o mais comum nas residências brasileiras. Isso possibilita que a instalação seja mais prática, pois, basta desenroscar a lâmpada tradicional e substituir pela smart, configurando no smartphone através de um aplicativo.

As lâmpadas smart utilizam pequenos LEDs que ficam no interior do bulbo operando em grupos de três cores azul, vermelho e verde. Cada grupo pode iluminar com intensidades variadas e juntos podem formar uma quarta cor.


Celular com aplicativo para lâmpada smart. (Foto: Reprodução/Tech Tudo)


Esses dispositivos possibilitam configurações que definem o horário em que as lâmpadas liguem e também um horário para desligarem diariamente. Para que essas lâmpadas funcionem corretamente é preciso que o interruptor esteja sempre ligado, pois, elas precisam receber energia constantemente para poder receber os comandos enviados, o que significa que para ligar e desligar é necessário o uso do celular ou assistente de voz.

A maioria dos dispositivos usados no Brasil são via Wi-Fi, o que possibilita que as lâmpadas estejam conectadas à internet, desse modo os usuários podem monitorar as funções estando fora de casa. Os dispositivos também podem funcionar via Bluetooth ou ZigBee. É importante lembrar que nem todas as lâmpadas smart são iguais ou apropriadas para todas as casas.

Essas lâmpadas podem contribuir para a redução do valor da conta de luz, apesar de precisar estar ligadas a energia elétrica o tempo todo, a possibilidade de controlar pelo aplicativo auxiliam nessa economia, visto que é possível diminuir a intensidade e desligar as lâmpadas que foram esquecidas acesas.

 

Foto Destaque: Smartphone com aplicativo para lâmpada smart. Reproduçâo/Zoom.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo