Colunista

Conheça as principais doenças periodontais e como tratá-las

Gengivite, periodontite... qual dessas doenças bucais você já ouviu falar? O Dr. Sylvio Simioni explica cada uma!

3 min de leitura
22 Set 2022 - 18h59 | Atualizado em 22 Set 2022 - 18h59

Sua gengiva está sangrando constantemente? Algumas doenças que atingem a boca podem afetar muito sua saúde bucal e é importante ficar atento! Não devemos esquecer que as doenças bucais não afetam apenas os dentes: elas podem se manifestar em qualquer estrutura e tecido da boca.

A Periodontia é uma especialidade odontológica que visa tratar essas doenças que surgem nos tecidos da boca. Na matéria de hoje, eu, Dr. Sylvio Simioni, irei abordar justamente sobre essa especialidade e as principais doenças periodontais.


O que é Periodontia?


Periodontia é a especialidade odontológica que trata do tecido periodontal, o tecido que sustenta os dentes. O periodontista é o especialista em odontologia responsávelpor cuidar da estrutura óssea e gengiva. Seus procedimentos tratam, diagnosticam e previnem problemas e doenças nessas áreas. Esses procedimentos estão relacionados ao periodonto, que é composto pelos tecidos de sustentação do dente.

Muitas especialidades odontológicas contam com sua compreensão. Os pacientes muitas vezes não dão a devida atenção ao assunto durante procedimentos como ortodontia, implantes e próteses mais extensas.

É importante salientar que a doença periodontal não tem cura; em vez disso, deve ser tratado e mantido regularmente. Os pacientes devem consultar seu periodontista periodicamente. O paciente é o principal responsável pelo controle da formação da placa bacteriana, também conhecida como biofilme, que mantém o sucesso do tratamento. Ao controlar diariamente a formação de biofilme, os pacientes podem manter sua doença em um estado controlado e inativo. Conheça as principais doenças periodontais. 



Principais doenças periodontais

Gengivite
A gengivite é a inflamação das gengivas, geralmente causada pelo acúmulo de bactérias, placa
bacteriana e biofilme ao redor dos dentes. É um problema muito comum no consultório e afeta pessoas de todas as idades.

A gengivite começa de uma forma muito sutil, causando poucos ou nenhum sintoma, então você pode nem perceber. Também acaba se limitando a um dente ou a uma pequena área da boca, mas quando não tratada, piora e atinge uma área maior.


Periodontite
A gengivite tende a continuar a piorar se não for tratada, ocasionando na periodontite. Essa inflamação pode então atingir outras estruturas e evoluir para a periodontite, que afeta os tecidos mais profundos do tecido periodontal.

Esta condição é muito mais grave e pode ser contagiosa, atingindo o ligamento periodontal e o osso alveolar, permitindo que os dentes se fixem na boca.


Abscesso dentário
Um abscesso também é uma inflamação e somente neste caso o pus se desenvolve em um local específico da boca - ao redor do dente ou na raiz do dente. Existem dois tipos de abscessos: abscessos periodontais e abscessos periapicais.

Em ambos os casos, formam-se nódulos purulentos, causando dor e desconforto.


Existe tratamento?
Muitos de nós utilizamos uma técnica chamada “raspagem de dente”. Este tratamento é essencial porque tanto a gengivite quanto a periodontite são resultado do acúmulo de resíduos. Portanto, eles precisam ser removidos para controlar a proliferação bacteriana e prevenir a progressão da inflamação e infecção. No caso de gengivite, a raspagem é realizada na área supragengival para remover o tártaro visível, como o acúmulo entre os dentes. A placa e o biofilme bacteriano também são
removidos.

Curtiu saber dessas informações? Não deixe de me seguir nas redes sociais para ficar por
dentro de matérias relacionadas! 

Foto Destaque: Reprodução/Karolina Grabowska/Cedric Fauntleroy/Pexels

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo