Saúde

Conheça alguns sintomas curiosos da menopausa

A menopausa se caracteriza pela diminuição da produção dos hormônios estrogênio e progesterona acompanhando o término da menstruação, geralmente entre os 45 e os 55 anos de idade, sendo a experiência individualizada para cada mulher

3 min de leitura
19 Out 2022 - 10h00 | Atualizado em 19 Out 2022 - 10h00

Ao entrar na menopausa é habitual que as mulheres enfrentam alguns indícios característicos das alterações hormonais, como mudanças de humor, ondas de calor, redução do desejo sexual e insônia.

A diminuição da produção dos hormônios estrogênio e progesterona acompanhando o término da menstruação, geralmente entre os 45 e os 55 anos de idade, tem efeitos importantes no corpo feminino, que pode agir de vários jeitos, sendo uma vivência diferente para cada mulher.

Mudanças na pele, unhas e cabelos, inchaço, aumento do peso, predisposição na acumulação de gordura na região da cintura e nevoeiro cerebral, que corresponde ao período de esquecimento, também são sintomas bastante relatados. 

Veja alguns que são mais incomuns:

Queimação na língua

O estudo Anual de Menopausa 2022, feito pela fabricante de suplementos Dr.Vegan com mil participantes da Grã-Bretanha, afirmou que 8% das mulheres notam uma queimação na língua. O indício é mais comum entre quem também têm secura na boca, formigamento, dor ou experimentam gostos metálicos. A queimação também pode ser sentida ao redor do céu da boca, nos lábios ou dentro das bochechas e piora quando elas ingerem líquidos quentes, como chás.

Mau cheiro

Quando as quantidades de estrogênio diminuem e ocorrem as ondas de calor, a glândula hipotálamo no cérebro entende que está acontecendo um superaquecimento do corpo, fazendo com que ele se desgasta excessivamente para balancear a temperatura. A junção dessas duas coisas pode ocorrer um odor corporal desagradável.

Com o baixo número de estrogênio os níveis de testosterona se tornam relativamente mais altos, o que pode ocorrer um aumento dos níveis de bactérias do suor.

Choques elétricos

Também foi relatado a sensação de sentir choques elétricos pelo corpo todo corpo momentos antes de sofrer uma onda de calor. Sendo mais comum acontecer na testa, mas são bem intensos. Especialistas concordam que eles podem ocorrer por serem provocados por flutuações dos níveis hormonais que podem levar a problemas do sistema nervoso.

Formigamento

Essa manifestação ocorre, na maior parte das vezes, no começo das mudanças hormonais ou logo depois do último período menstrual e some sozinho.

Dor de ouvido

Por volta de 20% das mulheres sentem um zumbido constante nos ouvidos no momento, de acordo com a pesquisa Dr.Vegan. Teria relação com a diminuição nos níveis hormonais e pode desaparecer sozinho.


Dor no ouvido. (Foto: Reprodução/Pexels)


Impacto no relacionamento

Um estudo com mil voluntárias, conduzida pelo Family Law Menopause Project e pela Newson Health Research and Education revelou que sete em cada dez mulheres que possuem dificuldades conjugais ou que passam por um término culpam a menopausa.

Algumas afirmam que o período coincidiu com o aumento de discussões com os parceiros e até em abusos domésticos.

Foto Destaque: Mulher na menopausa. Reprodução/Pexels.

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo