Tech

Conheça alguns fundadores das Big Techs não tão famosos

Jack Dorsey, fundador do Twitter e Mark Zuckerberg, do Facebook, são nomes famosos na sociedade. Conheça a seguir outros fundadores que, embora tenham se tornado figuras públicas, não possuem a mesma popularidade

21 Jan 2023 - 15h11 | Atualizado em 21 Jan 2023 - 15h11
Conheça alguns fundadores das Big Techs não tão famosos  Lorena Bueri

Diversos fundadores das grandes empresas de tecnologias, como Jack Dorsey, do Twitter e Mark Zuckerberg, do Facebook, se destacaram nos últimos anos. No entanto, a maioria das Big Techs foram criadas por duplas, trios e até quintetos. Muitos ficaram no anonimato, seja por motivos pessoais ou empresariais. Alguns optaram por serem CEOs, outros venderam suas ações e têm aqueles que preferiram manter suas privacidades longe dos olhos da sociedade.

Ao pensarmos em Facebook e Apple, por exemplo, associamos essas empresas a nomes como Mark Zuckerberg e Steve Jobs, porém, outros nomes contribuíram para o crescimento e fortalecimento das marcas. Dentre as histórias de fundação das Big Techs, há testemunhos de parceria e amizade, mas de polêmicas, disputas e processos também. Conheça a seguir alguns nomes não tão mencionados.

Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne – Apple

Enquanto Steve Jobs tornou-se a personificação da Apple, Steve Wozniak causou polêmica ao se opor à empresa a qual ele ajudou a fundar e Ronald Wayne é um nome pouco mencionado quando o assunto é Apple, mesmo que ele tenha sido fundamental ao colaborar com seus colegas de trabalho nas questões financeiras e administrativas. Doze dias após o surgimento da Apple, Wayne vendeu sua participação de 10% a um valor de US$800.


Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, fundadores da Apple (Foto:Reprodução/Music Non Stop/UOL)


Larry Page e Sergey Brin – Alphabet (Google)

Larry Page sempre foi o nome mais associado ao Google, uma vez que ele foi o primeiro diretor executivo da empresa em 2011. O cientista da computação já foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e em 2015, deixou o cargo para assumir a holding Alphabet. Sergey também já liderou a empresa, mas renunciou em 2019. Porém, ele segue sendo uma das pessoas mais ricas do mundo – possui uma quantia de US$89 bilhões – segundo a Forbes.


Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google. (Foto: Reprodução/Kim Kulish/InfoMoney).


Bill Gates e Paul Allen – Microsoft

Bill Gates continua sendo o protagonista da Microsoft, mas quando a empresa foi fundada em 1975, Paul Allen foi essencial. 8 anos após o surgimento da Big Tech, Allen foi diagnosticado com câncer e se afastou das suas funções administrativas. Sua renúncia oficial só foi feita, porém, em 2000, quando sua participação caiu de 28% para 2% na empresa.


Paul Allen e Bill Gates, fundadores da Microsoft. (Foto: Reprodução/Doug Wilson/ Corbis Historical/CNBC)


Mark Zuckerberg, Andrew McCollum, Cris Hughes, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz – Facebook (Meta)

A polêmica entorno da história do Facebook tornou-se filme em 2010 sob o título de “A Rede Social”. Zuckerberg e Saverin se destacaram, porém, os outros nomes são tão importantes para a fundação da empresa e para a internet quanto. Em 2019, Hughes deu declarações polêmicas, afirmando que a empresa deveria ser repartida em várias outras. Já o Andrew trabalhou no Facebook por 2 anos – de 2004 a 2006 –, logo retornando à Harvard para finalizar o curso de Ciências da Computação


Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Cris Hughes, fundadores do Facebook. (Foto: Reprodução/Twitter)


Jack Dorsey, Noah Glass, Evan Willians e Biz Stone – Twitter

Jack Dorsey foi o primeiro CEO do Twitter, o que explica sua maior popularidade entre os nomes das grandes empresas de tecnologia. Seus colegas que ajudaram a fundar a rede social em 2006 seguiram caminhos distintos: Evan Willians cofundou a companhia de capital de risco Obvious Ventures, Stone optou por ser conselheiro de outras empresas e Glass foi um dos responsáveis por nomear a plataforma.


Noah Glass, Biz Stone, Jack Dorsey e Evan Williams, fundadores do Twitter. (Foto: Reprodução/Andrew Burton/The Verge)


Ainda que pouco mencionados ou conhecidos, sem dúvidas, estes nomes revolucionaram a era tecnológica. 

Foto Destaque: Os fundadores das Big Techs. Reprodução/Forbes 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo