Música

Conheça a vida e a trajetória de Erasmo Carlos, um dos pioneiros do rock brasileiro

Nascido na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, o imortal "Tremendão" iniciou sua carreira e seu nome no mundo da música, mas sua fama e notoriedade também lhe permitiu arriscar em uma carreira de ator.

22 Nov 2022 - 14h54 | Atualizado em 22 Nov 2022 - 14h54
Conheça a vida e a trajetória de Erasmo Carlos, um dos pioneiros do rock brasileiro Lorena Bueri

O cantor Erasmo Carlos faleceu nesta terça-feira (22/11). Ele havia sido internado ontem de manhã no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro às pressas.

Erasmo havia recebido alta no início do mês depois de ficar internado por nove dias no hospital, com um quadro de edema. A esposa do cantor, Fernanda, estava ao seu lado na hora da morte. Até o momento causa da morte não foi divulgada.

Erasmo tinha 81 anos e vinha se tratando há alguns meses de uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

Curiosidades sobre Erasmo e Carreira 

Erasmo Carlos foi um cantor e compositor brasileiro que apareceu na década de 1960 ao lado de Roberto Carlos e Wanderleia durante a era Jovem Guarda. Conhecido como um dos pioneiros do rock brasileiro. Erasmo tornou-se o parceiro mais importante de Roberto Carlos, levando à composição de mais de 200 canções de sucesso. Erasmo Carlos, nome artístico de Erasmo Esteves, nasceu em 5 de junho de 1941, próximo à Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Criado por sua mãe, ele não conheceu seu pai até os 23 anos.

 

Inicio de Carreira

Ainda jovem, amante da música e fã de rock, Erasmo foi colega do cantor Tim Maia. Ao conhecer o apresentador e empresário Carlos Imperial, foi convidado para trabalhar como seu secretário e morou muito tempo em sua casa.

Carlos Imperial, que já empresariava Roberto, relatou que o cantor havia faltado a um show e Erasmo o surpreendeu substituindo Roberto por 15 dias.

Em 1958, após a dissolução da banda The Sputniks, do músico Arlênio Lívio, Erasmo foi convidado a integrar um novo grupo vocal formado por Arlênio, Edson Trindade e José Roberto (China). Anteriormente chamados de Boys of Rock, eles foram mais tarde chamados de "The Snakes" por sugestão de Imperial.

O grupo começou acompanhando Tim Maia e Roberto, aparecendo em vários programas. Em 1960, gravaram seu primeiro disco pela Mocambo, um único CD contendo as canções "Para Sempre" e "Namorando" de Carlos Imperial. No mesmo ano, foi lançado um compacto duplo.

Em 1961, lançou um CD single de "Adolescente Enamorado" de Erasmo e Roberto e "Brotos na Cidade", uma versão de "The Girl From New York City". Em 1963, Erasmo deixou os Snakes e entrou para o grupo 'Renato e Seus Blucapes', mas permaneceu no grupo de Renato por pouco tempo, pois 1965 estreava na TV Record em um programa chamado Jovem Guarda.

 

Jovem Guarda

O programa Jovem Guarda foi ao ar na TV Record em São Paulo de 1965 a 1968. Comandado por Roberto Carlos, e ao seu lado, Erasmo Carlos (Tremendão) e Wanderleia (Ternurinha). O programa logo se tornou um campeão de audiência.

O nome do programa ajudou a fortalecer o movimento musical, que misturou comportamento e moda, e introduziu e fortaleceu o rock no Brasil. Alguns artistas da geração da Jovem Guarda continuam suas carreiras até hoje.

 

Carreira solo

O primeiro sucesso de Erasmo Carlos foi a música "Festa de Arromba", composta por ele e Roberto e lançada em 1965 no seu primeiro disco solo. Um destaque do álbum em si é "Minha Fama de Mau". Em 1966, foi lançado o segundo álbum "Você Me Acende", que fez sucesso com a faixa-título e o single "Gatinha Manhosa".

Em 1980, ele lançou o disco Erasmo Convida, em que faz duetos com outros grandes artistas, como Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Bem e Caetano Veloso.

Em 2001, após quatro anos sem gravar, Erasmo lançou o disco “Pra Falar de Amor”, que destacou a música “Mais Um Na Multidão”, um dueto com Marisa Monte, composta por Erasmo, Marisa e Carlinhos Brown.

Em dezembro de 2019, o cantor lançou o EP “Quem Foi Que Disse Que Eu Não Faço Samba”, com várias canções do gênero, que foram compostas ao longo de sua carreira.

 

A parceria com Roberto

O primeiro contato da parceria entre Erasmo e Roberto ocorreu em 1957, quando Roberto, ainda cantando no The Sputniks, procurou Erasmo para pedir letra da música Hound Dog de 'Elvis Presley. Uma parceria que duraria décadas.

Logo após, quando Roberto começou sua carreira solo, a parceria entre os dois compositores se fortaleceu mais ainda, e tornou-se constante.

Vida Pessoal

Em 1981 o cantor casou-se com Sandra Sayonara (Narinha) e teve três filhos: Alexandre, Gil e Leonardo. O casal se divorciou em 1991, após 13 anos de casamento. Em dezembro de 1995, Narainha morreu de parada cardíaca após consumir uma substância tóxica.

Em 2008, publicou o livro "Minha Fama de Mau" em que conta sobre sua infância e carreira. Em janeiro de 2009, casou-se novamente com a pedagoga Fernanda Passos, 49 anos mais jovem que ele, depois de sete anos de relacionamento.

No dia 29 de agosto de 2018, Erasmo foi indicado ao prêmio Grammy Latino. Em 9 de outubro do mesmo ano, ganhou o Prêmio UBC, pela "União Brasileira dos Compositores", como o "compositor brasileiro do ano".

Em 2018, seu disco intitulado “Amor é Isso” foi eleito o 10.º melhor disco brasileiro do ano pela revista Rolling Stones Brasil e um dos 25 melhores álbuns brasileiros do primeiro semestre de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Em 2020, ele assinou um contrato com a plataforma de Streaming Netflix, para atuar como protagonista no longa-metragem “Modo Avião”, ao lado Larissa Manuela.

Prêmios

Enquanto tratava de problemas pulmonares em um hospital do Rio de Janeiro, o cantor ainda faturou o prêmio de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa pelo trabalho de O Futuro Pertence a Jovem Guarda.

O perfil oficial do cantor postou pela última vez há três dias, uma celebração a vitória do cantor na 23ª edição do Grammy Latino, que aconteceu na quinta (17.11), em Los Angeles, na Califórnia.

"É tão importante entender o conceito, quanto ouvir a música… Existem várias formas de amor, e eu preciso de todas. Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho. O Futuro Pertence à Jovem Guarda!!!!!", escreveram no Instagram de Erasmo.


@erasmocarlosbr (Foto: Reprodução/Instagram)


O álbum vencedor de 2022 é O Futuro Pertence À Jovem Guarda, um remake das canções que fizeram sucesso na era de ouro, e do movimento que trouxe o rock and roll para o Brasil . No entanto, as músicas ganham um ar pesado e moderno reposicionando o cantor. Quando você ouve as músicas do álbum, logo consegue imaginar o quão grande seriam na frente do palco de um festival.

Erasmo concorreu nesta edição do Grammy Latino com os trabalhos “Qvvjfa?”, de Baco Exu Do Blues, “Sobre Viver”, de Criolo, “Memórias (De Onde Eu Nunca Fui)” do Lagum e “Delta Estácio Blues”, de Juçara Marçal.

Foto: Cantor Erasmo Carlos (Foto: Reprodução/Guto Costa)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo