Notícias

Conheça a terra indígena onde o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram

Foi no Vale do Javari que o jornalista britânico e o ativista brasileiro foram vistos pela última vez; terra é famosa por conflitos envolvendo garimpo ilegal, desmatamento e tráfico de drogas

08 Jun 2022 - 18h29 | Atualizado em 08 Jun 2022 - 18h29
Conheça a terra indígena onde o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram Lorena Bueri

O Vale do Javari, terra indígena onde foram vistos pela última vez o jornalista britânico do The Guardian, Dom Phillips, e o indigenista e ativista brasileiro, Bruno Araújo Pereira, é conhecida por ser uma região com fortes atividades criminosas realizadas por facções, com histórico de violências e conflitos.

De acordo com o relatório Cartografias das Violências da Região Amazônica, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em fevereiro deste ano o Vale é controlado por uma facção local que se denomina como “os Crias”. 

Entre os maiores conflitos estão o desmatamento, tráfico de drogas e o garimpo ilegal, sendo esse último uma suspeita da Polícia Federal (PF) para o desaparecimento de Dom e Bruno. Além dos problemas envolvendo a facção, conflitos internos entre os povos indígenas, na maioria das vezes, envolvendo espaço de terra, são comuns.


Dom Phillips e Bruno Pereira, que ainda estão desaparecidos (Foto: Reprodução/Daniel Marenco)


Fronteira com Peru e Colômbia, o Vale fica no extremo oeste do estado do Amazonas e é conhecido por possuir a maior população de povos isolados em todo o mundo. Na região vivem os Matis, Marubo, Kulina Pano, Kanamari, Mayuruna, Korubo e Tsohom Dyapá. 

O local é considerado como a segunda maior terra indígena do Brasil, com uma área demarcada de cerca de 8,5 milhões de hectares, perdendo somente para o território Yanomami. 

Relembre o caso

Dom e Bruno partiram de barco na última semana em uma região chamada de Lago do Jaburu, com chegada na noite da última sexta-feira (3). Já no domingo (5), foram vistos as 6h quando foram visitar o Vale do Javari. Porém, a viagem deveria ter levado até 3 horas, o que não ocorreu, já que eles não foram vistos desde então.

A Polícia Federal (PF) acredita que eles estariam sofrendo ameaças dos garimpeiros que atuam no Vale do Javari de forma ilegal. A PF disse ainda que já investiga o caso, mas, ambos continuam desaparecidos.

 


Foto Destaque: Vale do Javari. Reprodução/Amazônia Real/Flickr

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo